ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em encontro regional, TCE orienta municípios sobre responsabilidade fiscal

Evento promovido pela Escola Superior de Controle Externo acontece nesta sexta-feira e reúne representantes de 13 municípios

Helio de Freitas, de Dourados | 11/09/2015 12:08
Encontro promovido pelo TCE reúne representantes de 13 municípios em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Encontro promovido pelo TCE reúne representantes de 13 municípios em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores dos 13 municípios da região participam nesta sexta-feira (11) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, do encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, realizado pela Escola Superior de Controle Externo do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Realizado em um dos auditórios da Unigran até 16h, o encontro tem como objetivo orientar os municípios sobre sistemas de prestação de contas, Lei de Responsabilidade Fiscal, calendário de obrigações, contas de governo e de gestão.

Prefeito – Ao participar da abertura do encontro, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), disse que o trabalho conjunto da gestão municipal com órgãos controladores e do Judiciário garante boa aplicação dos recursos públicos.

Segundo ele, a Constituição de 1988 impõe que município, Estado e governo federal têm obrigação de garantir educação e saúde para a população, mas na prática sobra para as prefeituras executarem esses serviços através de convênios e fundos. Entretanto, segundo ele, nem sempre as prefeituras conseguem ter as condições necessárias para cumprir sua parte.

Por isso, conforme o prefeito, é importante o diálogo promovido pelo TCE. “O prefeito tem embasamento, apoio e acompanhamento dos órgãos para aplicar bem o dinheiro público”, afirmou Murilo, ao citar que atualmente os órgãos controladores e do Judiciário não estão só fiscalizando, mas “caminhando juntos e orientando os gestores”.

Evitar punição – A diretora da Escoex (Escola Superior de Controle Externo) do TCE, conselheira Marisa Serrano, disse que a intenção do projeto é habilitar os servidores para evitar que prefeitos e presidentes de Câmaras sejam penalizados por falta de conhecimento. “Nosso papel não é só punir, mas orientar”.

Conforme o presidente do TCE, Waldir Neves Barbosa, fazer gestão no país atualmente é um desafio árduo. Segundo ele, o tribunal faz esforço para facilitar o acesso à informação e a prestação de contas, com atuação preventiva e pedagógica.

Nos siga no Google Notícias