ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Em palestra nas escolas, DOF pede para jovens ficarem longe do crime

Assessor de comunicação do DOF começou hoje a percorrer escolas de Dourados para fazer palestra motivacional aos estudantes

Helio de Freitas, de Dourados | 07/05/2015 16:38
Ciclo de palestras ministradas por sargento do DOF começou em escola do Parque Alvorada (Foto: Divulgação)
Ciclo de palestras ministradas por sargento do DOF começou em escola do Parque Alvorada (Foto: Divulgação)

Principal força policial de combate ao tráfico de drogas e contrabando na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) iniciou hoje um ciclo de palestras motivacionais em escolas de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O objetivo é tentar conscientizar crianças e adolescentes a ficarem longe do crime e das drogas.

As palestras são feitas pelo assessor de comunicação social do DOF, o sargento PM Julio Arguelho. A primeira foi hoje de manhã na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, no bairro Parque Alvorada. Convidado pela diretora da escola, Denize Portolann de Moura Martins, Arguelho foi ao local e falou para 150 alunos do 5º ao 9º ano com a faixa etária de 12 a 16 anos. Os professores também acompanharam a palestra.

“Mulas” do tráfico – De acordo com o Departamento de Operações de Fronteira, nos últimos meses traficantes aumentou o número de adolescentes menores de idade, principalmente meninas, aliciados pelos traficantes para atuarem como “mulas” no transporte de drogas. Somente em abril deste ano o DOF prendeu 52 pessoas por tráfico de drogas. Treze delas são adolescentes, das quais 10 são meninas.

“Eles prometem dinheiro fácil e uma vida de artista e isso tem preocupado os gestores de segurança pública, principalmente os órgãos que trabalham diretamente no policiamento de fronteira”, afirmou Julio Arguelho.

Segundo ele, o DOF dez estudos para traçar o perfil básico das possíveis vítimas dos traficantes. Com base nesse perfil foi desenvolvida uma palestra especifica para tratar do assunto de forma simplificada e focada nos adolescentes. “São tratados aspectos práticos sobre a Lei 13.010/2014, a chamada ‘Lei da Palmada’ que altera artigo 18 do ECA, além de princípios de autoridade, trabalhos realizados pelo DOF e sistema de punibilidade criminal no Brasil”, informou o palestrante.

Sinal de alerta – “O contato com o público escolar dessa faixa etária foi muito positivo, pois os estudantes possuem o perfil que criminosos buscam para o tráfico. Nesse primeiro contato falamos sobre os riscos que eles correm ao ingressar na vida criminal. Acreditamos que isso serve para acender um sinal de alerta”, afirmou o sargento após a primeira palestra.

Julio Arguelho informou que o trabalho social vai continuar. A assessoria de comunicação do DOF colocou à disposição das escolas de Dourados o telefone (67) 9987-9514, para agendamento das palestras.

Nos siga no Google Notícias