A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

07/05/2015 16:38

Em palestra nas escolas, DOF pede para jovens ficarem longe do crime

Assessor de comunicação do DOF começou hoje a percorrer escolas de Dourados para fazer palestra motivacional aos estudantes

Helio de Freitas, de Dourados
Ciclo de palestras ministradas por sargento do DOF começou em escola do Parque Alvorada (Foto: Divulgação)Ciclo de palestras ministradas por sargento do DOF começou em escola do Parque Alvorada (Foto: Divulgação)

Principal força policial de combate ao tráfico de drogas e contrabando na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) iniciou hoje um ciclo de palestras motivacionais em escolas de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O objetivo é tentar conscientizar crianças e adolescentes a ficarem longe do crime e das drogas.

As palestras são feitas pelo assessor de comunicação social do DOF, o sargento PM Julio Arguelho. A primeira foi hoje de manhã na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, no bairro Parque Alvorada. Convidado pela diretora da escola, Denize Portolann de Moura Martins, Arguelho foi ao local e falou para 150 alunos do 5º ao 9º ano com a faixa etária de 12 a 16 anos. Os professores também acompanharam a palestra.

“Mulas” do tráfico – De acordo com o Departamento de Operações de Fronteira, nos últimos meses traficantes aumentou o número de adolescentes menores de idade, principalmente meninas, aliciados pelos traficantes para atuarem como “mulas” no transporte de drogas. Somente em abril deste ano o DOF prendeu 52 pessoas por tráfico de drogas. Treze delas são adolescentes, das quais 10 são meninas.

“Eles prometem dinheiro fácil e uma vida de artista e isso tem preocupado os gestores de segurança pública, principalmente os órgãos que trabalham diretamente no policiamento de fronteira”, afirmou Julio Arguelho.

Segundo ele, o DOF dez estudos para traçar o perfil básico das possíveis vítimas dos traficantes. Com base nesse perfil foi desenvolvida uma palestra especifica para tratar do assunto de forma simplificada e focada nos adolescentes. “São tratados aspectos práticos sobre a Lei 13.010/2014, a chamada ‘Lei da Palmada’ que altera artigo 18 do ECA, além de princípios de autoridade, trabalhos realizados pelo DOF e sistema de punibilidade criminal no Brasil”, informou o palestrante.

Sinal de alerta – “O contato com o público escolar dessa faixa etária foi muito positivo, pois os estudantes possuem o perfil que criminosos buscam para o tráfico. Nesse primeiro contato falamos sobre os riscos que eles correm ao ingressar na vida criminal. Acreditamos que isso serve para acender um sinal de alerta”, afirmou o sargento após a primeira palestra.

Julio Arguelho informou que o trabalho social vai continuar. A assessoria de comunicação do DOF colocou à disposição das escolas de Dourados o telefone (67) 9987-9514, para agendamento das palestras.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions