ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Espanha apreende cocaína que saiu do Paraguai e Brasil em sacos de carvão

Governo paraguaio afirma que há brasileiros envolvidos na remessa da droga em navios

Helio de Freitas, de Dourados | 18/01/2021 14:49
Sacos de cocaína encontrados em carga de carvão vegetal no porto de Barcelona (Foto: La Nación)
Sacos de cocaína encontrados em carga de carvão vegetal no porto de Barcelona (Foto: La Nación)

Duas toneladas de cocaína escondidas em contêineres com carvão vegetal que saíram do Paraguai e do Brasil foram apreendidas nesta segunda-feira (18) em portos da Espanha. Carregamento semelhante, com 2.900 quilos, tinha sido descoberto em outubro do ano passado antes de ser embarcado em um porto no Rio Paraguai.

Pelo menos 12 pessoas foram presas. Entre elas há brasileiros e paraguaios, segundo informou às agências internacionais de notícias o coordenador de Investigação Aduaneira da Espanha, Nelson Báez. Duas famílias são acusadas de liderar o esquema a partir do Brasil e do Paraguai. Os nomes e os locais onde residem não foram informados.

Segundo Báez, os 2.065 quilos de cocaína saíram dos portos paraguaios e brasileiros entre os meses de setembro e novembro do ano passado e foram interceptados nos portos de Barcelona e Algeciras escondidos em 40 toneladas de carvão vegetal.

Conforme as autoridades espanholas, a quadrilha envolve pessoas residentes nas províncias de Murcia e Sevilla que operam através de empresas aparentemente legais de importação de carvão da América do Sul para a Europa.

Integrantes dessas duas famílias moram no Brasil e no Paraguai, onde organizam o despacho da droga. Tanto Brasil quanto Paraguai não produzem cocaína, mas a droga é trazida pelas quadrilhas atuantes na fronteira da Bolívia, Peru e Colômbia.

Nos siga no Google Notícias