ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Estações mantém alerta para aumento do nível das águas de rios em MS

Boletim diário do Imasul aponta que quantidade de água está acima da cota normal nos rios Aquidauana e Coxim

Natália Olliver | 01/10/2022 13:19
Nível das águas do Rio Aquidauana está acima do normal. (Foto: Arquivo)
Nível das águas do Rio Aquidauana está acima do normal. (Foto: Arquivo)

Após as fortes chuvas presentes no Estado na semana passada, duas estações de monitoramento no rio de Aquidauana estão alertas por conta do nível das águas. Também está em alerta amarelo o Rio Taquari, em Coxim, acima do nível normal.

O último levantamento feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e disponibilizado através da sala de situação MS, nesta sexta-feira (30), mostrou que a quantidade de água está acima da cota classificada como normal nas estações de Palmeiras e Aquidauana.

Conforme a cota de referência disposta no boletim para a unidade de monitoramento Palmeiras, níveis iguais ou acima de 4,5 metros são declarados como alertas, já as emergências são apenas acima de 6,5 metros. Na unidade de Aquidauana, os valores mudam. Os alertas são declarados a partir de 6 metros e, emergências, a partir de 7,30 metros.

Na estação de Palmeiras, localizada no ponto baixo do rio, o nível da água saiu de 3,66m, na última quinta-feira (29), para 5,65m na sexta-feira, aumento de 1,99 m. Já na estação de Aquidauana, na parte superior, saltou de 5,77 metros na quinta-feira, para 604 na sexta-feira, aumento de 27 cm. Os valores têm como base os dados coletados entre 7h do dia anterior e 7h do dia de publicação do boletim.

Em relação aos valores entre máximo e mínimo durante as últimas 24h, a estação de Palmeiras registrou máxima de 504 e mínima de 396. Na segunda estação, a máxima foi de 636 e 589.

De acordo com o boletim diário do Imasul, na estação Palmeiras choveu 124,2 cm nos últimos 7 dias. O número ultrapassa a média histórica registrada em 71,3, no mês de setembro.

Outros rios - Além do Rio Aquidauana, o Rio Taquari, em Coxim também está com alerta amarelo, ou seja, acima do nível normal. Na medição realizada na quinta-feira (29) a quantidade de água registrada foi de 405 cm, já na sexta foi de 424, com variação de 432 a 415.

No Rio Miranda, As chuvas intensas de Mato Grosso do Sul fizeram com que o nível do Rio  subisse 100 centímetros em 24 horas, saindo de 1,6 para 2,6 metros.  A situação causou prejuízos a donos de lanchas e barcos, que chegaram a afundar.  De acordo com um dos proprietários o prejuízo está estimado entre R$ 10 a 15 mil.

O cenário é o oposto no Rio Paraguai, em Porto Esperança. O rio está classificado, conforme a última medição, como em estiagem, ou seja, abaixo da cota com permanência de 95%.

Nos siga no Google Notícias