ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Estado declara situação de emergência no Pantanal após aumento de queimadas

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial esta tarde e prevê acelerar ações de combate aos incêndios

Lucia Morel | 24/07/2020 18:49
Pelo menos 300 mil hectares do Pantanal, em Corumbá, estão queimando. (Foto: Ibama/PrevFogo)
Pelo menos 300 mil hectares do Pantanal, em Corumbá, estão queimando. (Foto: Ibama/PrevFogo)

Em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, o governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência ambiental em toda área do Pantanal, que enfrenta os piores incêndios florestais dos últimos anos. O decreto é válido pelos próximos 180 dias.

A publicação sustenta que a área incendiada já ultrapassa 300 mil hectares, somente no Município de Corumbá e que “Mato Grosso do Sul está no início do período crítico para incêndios florestais, com graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo”.

Ainda no decreto, há informação de que com mais queimadas “provocou o aumento de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, por causa de doenças relacionadas à qualidade do ar, havendo registro de aumento substancial dos casos em coexistência com situação excepcional causada pela pandemia da COVID-19”.

Outro agravante da situação, relatado na publicação, é “que o índice pluviométrico dos últimos anos determina o mais baixo nível do Rio Paraguai dos últimos 8 anos, apresentando cota atual de 1,62 m na régua de Ladário, sendo que o nível normal-médio é de 2,56 m para o mesmo local”.

Com isso, o resultado é o “secamento de grandes extensões de áreas que, historicamente, deveriam permanecer constantemente alagadas, fator que favorece a queima de turfa durante a propagação de incêndios florestais, dificultando sobremaneira a ação humana direta no combate às chamas, inclusive para acesso à água utilizada nesse combate, e resultando em processos de reignição e formação de novos focos de calor”.

O Campo Grande News mostrou hoje que o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), através do PrevFogo, aponta que o monitoramento das condições na região do Pantanal, prevê situação bastante crítica em relação aos incêndios que atingem a área, com  agravamento nos próximos dois meses.

Segundo a prefeitura de Corumbá, o decreto é resultado “da articulação entre a Prefeitura de Corumbá e o Governo do Estado. Juntando forças, continuamos em busca de soluções para esta questão ambiental que tem afetado não só nosso bioma, mas toda nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Ainda ontem, o governo do Estado pediu apoio das Forças Armadas para combater as queimadas no Pantanal, como a utilização de helicópteros para facilitar no deslocamento de militares.

Nos siga no Google Notícias