ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Famílias ameaçam trancar rodovia após corte de ligações clandestinas de luz

Ricardo Campos Jr. | 26/01/2017 12:39

Moradores de uma comunidade localizada na sitioca Campo Belo em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, ameaçam bloquear a BR-463. As 150 famílias reclamam do corte no fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira (26), o que segundo a Energisa se deu em razão da existência de ligações clandestinas no local.

Segundo informações do site Dourados News, a área foi ocupada ainda na gestão de Murilo Zauith por pessoas expulsas do residencial Dioclécio Artuzi durante reintegração de posse.

As famílias montaram barracos de alvenaria e madeira, fazendo os chamados “gatos” na rede elétrica para terem acesso à energia. A concessionária chegou a cortar o fornecimento ilegal há algum tempo, mas os moradores refizeram as ligações.

Diante da insistência na irregularidade, a Energisa precisou do apoio da PM (Polícia Militar) para refazer o corte.

Os moradores não estão se negando a pagar pelo serviço e pedem a regularização, o que só poderia ser feito se eles tivessem posse sobre os terrenos. Diante disso, uma comissão foi até a prefeitura para conversar com a prefeita Délia Razuk (PR). Se a situação não for resolvida, eles ameaçam trancar a pista que liga o município a Ponta Porã.

Segundo a concessionária, além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população.

Confira a nota na íntegra

A Energisa esclarece que os moradores da Sitioca Campo Belo estavam utilizando a rede de energia elétrica de forma ilegal por meio de ligações clandestinas. O fornecimento foi interrompido na manhã desta quinta-feira para garantir a segurança no local.

Vale ressaltar que a concessionária atua em todo o Estado no combate a furtos de energia, uma obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.

Nos siga no Google Notícias