ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Focos de mosquito estão em 90% das casas e cidade está em alerta

Viviane Oliveira | 24/07/2015 09:06
A maioria dos focos do mosquito está dentro das casas habitadas. (Foto: divulgação/Prefeitura)
A maioria dos focos do mosquito está dentro das casas habitadas. (Foto: divulgação/Prefeitura)

Depois da confirmação de paciente infectado com o vírus da febre chikunguya, a Prefeitura Municipal de Corumbá revelou que 91,66% dos focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, estão nas casas habitadas na área urbana da cidade. Ou seja, menos de 20% estão em imóveis fechados ou terrenos baldios.

O último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), mostrou uma incidência de 1,4% de infestação do mosquito na cidade. Os focos estão em depósitos de armazenamento de água, nos vasos, pratos e fracos de planas, além de bebedouros de animais. Os números são alarmantes e causa preocupação.

De acordo com a Prefeitura, os agentes de endemias e os comunitários de saúde trabalham no combate dos mosquito, inclusive orientam a população sobre as duas doenças e como eliminar os focos. Mesmo assim, ainda são encontrados focos no interior dos imóveis habitados.

Conforme, a assessora Executiva da Secretaria de Saúde, Célia Maria Flores, as equipes entram nos quintais das residências para eliminar os criadouros, mas os moradores devem colaborar, mantendo os quintais limpos, sem recipientes que acumulam água.

Durante a ação emergencial, no controle da dispersão do vírus importado da febre chikungunya feita na região onde reside o comerciante de 37 anos infectado com a doença, foram encontradas larvas do Aedes aegypti nos depósitos de água, baldes, vasos de plantas, ralos com grelhas, em caixas de água suspensa sem tampa, lixo, garrafas pets e sacolas plásticas.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, de janeiro até agora, foram 489 casos notificações da dengue em Corumbá, que está com alta incidência. No Estado, a dengue provocou a morte de 10 pessoas, uma foi na cidade branca. Já casos de febre chikunguya são 82 notificados e dois confirmados no Estado.

Nos siga no Google Notícias