ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Força-tarefa vai aportar em Bonito para coibir lotação em atrativos no Carnaval

PMA e Imasul percorrerão balneários para fiscalizar cumprimento das condições das licenças de operação

Por Anahi Zurutuza e Izabela Cavalcanti | 31/01/2024 14:08
Turistas no balneário Bosque das Águas, em Bonito (Foto: Instagram/Reprodução)
Turistas no balneário Bosque das Águas, em Bonito (Foto: Instagram/Reprodução)

Força-tarefa, formada por equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), vai passar os dias de Carnaval de plantão em Bonito. O foco é coibir desrespeito aos limites de lotação nos atrativos turísticos, principalmente os localizados no Rio Formoso.

De acordo com o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, no Ano Novo, balneário foi multado em R$ 180 mil porque permitiu a superlotação da margem do Rio Formoso. “O estabelecimento tem licença para receber cerca de 200 pessoas e no dia 1º, registraram mais de mil turistas no local”.

Falcette explica que as licenças de operação dos atrativos limitam, com base em estudos de impacto ambiental, a quantidade de vouchers que podem ser vendidos para evitar o pisoteamento excessivo das áreas de preservação ambiental, por exemplo. “Quando excedida a quantidade de pessoas, existe um grande risco de impacto ambiental. Tem a questão da qualidade da água e tem o que fica depois dessa utilização. Lixo às margens do rio. Quando você superlota as beiras do rio, você tem um processo de pisoteamento excessivo da margem. Então, você acaba danificando a área de preservação. Uma série de questões que, somadas, causam impacto ambiental e é isso que a gente quer coibir”.

Durante fiscalização no dia 1º de janeiro, a PMA constatou diversas infrações ambientais no balneário Bosque das Águas, em Bonito, todas causadas pelo desrespeito ao limite máximo de acesso de pessoas ao empreendimento.

Conforme nota enviada pela Polícia Militar Ambiental à imprensa, foram registrados trechos com pisoteamento da vegetação dentro da área de preservação ambiental e ainda pisoteio em cachoeiras. Foram encontradas garras, latas e alimentos no rio. O excesso de pessoas causou ainda poluição sonora.

Em nota, a direção do balneário Bosque das Águas disse que irá programar medidas mais "rígidas" de controle à entrada no local.

No dia 23 de janeiro, o estabelecimento emitiu comunicado informando que, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, vai proibir a entrada de qualquer tipo de bebida e som na área de banho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias