ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Fugindo do fogo, onças são vistas com mais frequência em estradas no Pantanal

Clayton Neves | 27/09/2021 13:59


Aparições de onças-pintadas durante o dia ficaram cada vez mais comuns na região do Pantanal. De hábitos noturnos, o animal tem sido visto com frequência em horários incomuns, durante fuga dos focos de incêndio que atingem a região.

Em vídeo feito na região do Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, militares do Corpo de Bombeiros que trabalham no combate às chamas deflagraram diversos animais em estradas usadas para acesso ao Porto da Manga. Em uma das imagens, um casal de onças-pintadas aparece ao lado de um filhote, em meio ao matagal, às margens de uma via usada por automóveis que chegam e saem do local. Os vídeos foram feitos no último fim de semana e impressionaram os brigadistas.

Onça caminha em estrutura de concreto às margens de estrada no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Onça caminha em estrutura de concreto às margens de estrada no Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Apesar de emocionar pela chance de ver uma onça tão de perto, a cena preocupa. "Eles têm hábito noturno, então, com certeza estão aparecendo assim, porque estão fugindo do fogo”, explica Reinaldo Cândido, do Corpo fe Bombeiros.

No tempo em que esteve na operação de controle do fogo no Pantanal, o militar conta que se deparar com bichos acuados, fazia parte da rotina de trabalho. “Já vi cateto, cervos, capivara e jacaré nem se fala”, pontua.

No último sábado (18), bombeiros de Ivinhema flagraram uma onça e um filhote às margens do Rio Ivinhema.

Há cerca de 4 meses, o Corpo de Bombeiros está na região do Pantanal combatendo, monitorando e prevenindo incêndios florestais. De acordo com o Lasa - Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) -, mais de um milhão de hectares do Pantanal foram destruídos pelas chamas neste ano.

Nos siga no Google Notícias