ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Funcionários de hospital protestam por atraso no pagamento dos sálarios

Além do atraso nos pagamentos, funcionários se queixam da falta de EPI´s e suspensão de benefícios, sem aviso prévio

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 07/12/2020 21:37
Funcionários reunidos em um dos acessos do hospital. (Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia)
Funcionários reunidos em um dos acessos do hospital. (Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia)

Os funcionários do Hospital da Vida, em Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande fizeram um protesto no começo da noite desta segunda-feira (07), contra o atraso de salário dos servidores que é pago por meio da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), e que estava previsto para hoje.

A fundação foi criada em 2015 pela prefeitura da cidade para administrar o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário). No entanto, nesta atual administração a fundação, assim como a secretaria de saúde, passou por várias trocas de  comando.

Além do atraso no pagamento dos salários, uma das reclamações dos participantes do protesto era a falta de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) em plena pandemia de coronavírus. Ainda conforme os servidores, benefícios trabalhistas também teriam sido  cortados, sem aviso prévio. “Quatro anos de Funsaud, quatro anos sem aumento, tem colegas com férias vencidas e eles não pagam. Nós aqui para a Funsaud não somos nada”, lamenta uma das participantes, que pediu para não ser identicida.

O protesto desta noite também contou a presença do vereador e também médico, Digo Castilho. O Hospital da Vida atualmente atende, aproximadamente, 38 municípios que compõem a ‘Grande Dourados’.

O Hospital 

Em nota, a Funsaud informou que não pagou os funcionários hoje, pois não recebeu o repasse da Secretaria Municipal de Saúde.

“A Fundação tem buscado cumprir com as suas responsabilidades trabalhistas, por isso vimos informar-lhes que estava previsto para hoje o pagamento do salário, entretanto por ser ponto facultativo na Secretaria Municipal de Saúde, e pelo fato da Secretaria não ter repassado antes os valores, não será possível o pagamento nesta data", diz o hospital em nota.

Ainda segundo o posicionamento, as solicitações de verba para a quitação do pagamento dos salários estavam sendo realizadas desde quinta-feira (03). Contudo, em contato com o responsável pelo departamento financeiro da SEMS hoje, o responsável informou que o repasse será feito somente na quarta-feira (09)

O órgão também pediu desculpas aos funcionário.  “Pelos transtornos advindos deste, esclarecendo que o atraso ocorreu por fatores alheios a sua vontade”", concluiu a Funsaud.

Nos siga no Google Notícias