ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Greve deixa 65 mil estudantes sem aula a partir de hoje em Dourados

Paralisação de administrativos e professores atinge escolas municipais e estaduais e duas universidades públicas

Helio de Freitas, de Dourados | 15/03/2017 07:15
Presidente Vargas, maior escola de Dourados, com portão fechado em dia de greve (Foto: Helio de Freitas)
Presidente Vargas, maior escola de Dourados, com portão fechado em dia de greve (Foto: Helio de Freitas)

Pelo menos 50 mil alunos de escolas estaduais e municipais e 15 mil acadêmicos de duas universidades públicas estão sem aula hoje (15) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, por causa da adesão de professores e servidores administrativos à mobilização nacional contra a reforma da Previdência. Ao contrário da Capital, em Dourados os motoristas do transporte coletivo não aderiram à paralisação e os ônibus circularam normalmente.

Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), são pelo menos oito mil acadêmicos sem aula a partir desta quarta-feira. Na instituição, as aulas de 2017 nem começaram ainda. Por causa da greve de 2015, o calendário está atrasado e o 1º semestre deste ano só começa no mês que vem.

Professores e administrativos da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem sede em Dourados e unidades em outras 15 cidades, também estão parados hoje. São pelo menos 13 mil universitários sem aula.

Escolas – Nas redes municipal e estadual de ensino, a greve não tem data para terminar, segundo o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Nas 45 unidades do município e 21 do estado em Dourados, estudam pelo menos 50 mil alunos da educação infantil ao ensino médio. São 28 mil nas escolas municipais e 22 mil nos estabelecimentos de ensino do Estado.

Algumas escolas informaram aos estudantes que a greve dura até sexta-feira e que na segunda as aulas voltam ao normal. Entretanto, a presidente do Simted, Gleice Jane Barbosa, informou que a paralisação é por tempo indeterminado e que alguns educadores vão fazer uma avaliação do movimento na segunda, para decidir se continuam ou não em greve.

Protesto – Em Dourados, os protestos começam às 8h de hoje com passeata e ato na Praça Antônio João. Os manifestantes também vão montar o “acampamento contra a Reforma da Previdência”, em local mantido em sigilo. No período da tarde haverá palestra no acampamento.

Amanhã os atos continuam com assembleia na sede do Simted e ações no período da tarde. Na sexta-feira (17), os educadores douradenses irão a Ponta Porã, onde participam de uma audiência pública sobre a reforma. É esperada a presença do presidente da comissão da Câmara Federal que analisa o projeto do governo, o deputado Carlos Marun (PMDB).

Nos siga no Google Notícias