ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Grupo de 60 índios Terena invade fazenda em Dois Irmãos do Buriti

Por Nícholas Vasconcelos | 06/02/2013 17:45
Área em Dois Irmãos do Buriti foi invadia em 2011 pelos terena. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Área em Dois Irmãos do Buriti foi invadia em 2011 pelos terena. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Um grupo de 60 índios da etnia Terena invadiu na noite desta terça-feira (6) a fazenda Querência São José, em Dois Irmãos do Buriti, a 83 quilômetros de Campo Grande. Segundo Paulo Bacha, 59 anos, filho da proprietária Lurdes Bacha, 80 anos, o grupo estava acampado na fazenda 3R, que também é da família, e passou para a fazenda vizinha.

Lurdes foi até a propriedade e está impedida de entrar ou sair do local, situação que Paulo classifica como semelhante a um sequestro. A 3R pertence ao ex-deputado estadual e ex-secretário de Fazenda Ricardo Bacha, que acompanha a movimentação no local.

“O clima é tenso, já foi ganho o direito de propriedade na Justiça e os índios querem criar um fato”, explicou Paulo.

Conforme Paulo, a PF (Polícia Federal) foi notificada e uma equipe se desloca para o local para resolver o impasse. A Funai (Fundação Nacional do Índio) também foi comunicada oficialmente sobre a situação na fazenda.

Em 2011, cerca de mil índios armados com arcos e flechas invadiram a fazenda 3R e acamparam na divisa com a fazenda Buriti. Os Terena reivindicam 17 mil hectares na região. Já existe relatórios declarando a terra como indígena, mas a posse ainda não foi dada aos índios.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário