ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Guerra entre facções motivou assassinato de adolescente de 16 anos

Vítima de 16 anos foi apontada como do PCC e teria envolvimento com homicídio em 2025

Por Ana Paula Chuva e Helio de Freitas, de Dourados | 30/05/2026 12:39
Guerra entre facções motivou assassinato de adolescente de 16 anos
Rapaz de 18 anos e adolescente de 15 confessaram crime (Foto: Leandro Holsbach)

A disputa pelo controle do tráfico de drogas em Dourados, a 251 km de Campo Grande, foi a motivação para o assassinato de um adolescente de 16 anos, conhecido como "PK", ocorrido na última segunda-feira (25), no Jardim Monte Líbano. O crime foi ordenado diretamente pela alta cúpula do CV (Comando Vermelho), segundo a investigação. Equipes do SIG (Setor de Investigações Gerais) e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência) prenderam um rapaz de 18 anos e um adolescente de 15 anos na quinta-feira (28). Os dois foram capturados em um imóvel no Jardim Santo André, confessaram o crime e deram detalhes da dinâmica interna da facção.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dois suspeitos foram presos em Dourados após confessarem o assassinato de um adolescente de 16 anos, conhecido como "PK", ligado ao PCC. O crime foi ordenado pelo Comando Vermelho para firmar território na cidade. Com os suspeitos, foram apreendidos revólver, drogas e moto furtada paraguaia. O jovem de 18 anos foi autuado por homicídio qualificado e tráfico, enquanto o adolescente de 15 anos responderá por ato infracional.

Em depoimento, eles relataram que haviam acabado de ingressar no Comando Vermelho e que a execução de "PK" foi uma "ordem expressa das lideranças nacionais da organização" para firmar território na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

De acordo com as investigações, a vítima também tinha envolvimento com a criminalidade. Testemunhas apontaram que "PK" exercia a função de "disciplina"  no PCC (Primeiro Comando da Capital) e era suspeito de ter participado de um homicídio motivado pela guerra de gangues no ano passado.

Ainda segundo a investigação, durante o monitoramento de inteligência, os investigadores do SIG conseguiram acesso a grupos de mensagens onde um dos suspeitos aparecia em vídeos ostentando armas e fazendo ameaças diretas aos rivais.

Guerra entre facções motivou assassinato de adolescente de 16 anos
Polícia na casa onde vítima foi assassinada por dupla (Foto: Leandro Holsbach)

Ao cercarem a residência onde a dupla se escondia, os policiais civis apreenderam um revólver municiado com as mesmas características do utilizado no homicídio, as roupas usadas no dia do crime e um celular.

No quintal da casa, as equipes ainda localizaram uma motocicleta de origem paraguaia que foi usada para dar fuga aos atiradores e que havia sido furtada recentemente. No local, também foram apreendidos cerca de 1,5 kg de maconha, 100g de haxixe e uma balança de precisão.

A dupla foi levada para a sede do SIG em Dourados. O jovem de 18 anos foi autuado em flagrante por homicídio qualificado, integrar organização criminosa, posse irregular de arma de fogo, receptação e tráfico de drogas, sendo transferido para a carceragem da Depac.

Já o adolescente responderá por ato infracional análogo aos mesmos crimes e permanece apreendido à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Guerra entre facções motivou assassinato de adolescente de 16 anos
Porções de droga apreendidas com suspeitos (Foto: Leandro Holsbach)


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.