ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Hackers fraudaram auxílio emergencial para “torrar” em compras

Os dois alvos da operação de hoje moram em Deodápolis e têm em torno de 20 anos de idade

Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2021 16:52
Delegados Luis Corrêa (à esquerda) e Marcelo Mascarenhas falam sobre operação (Foto: Helio de Freitas)
Delegados Luis Corrêa (à esquerda) e Marcelo Mascarenhas falam sobre operação (Foto: Helio de Freitas)

Dois jovens hackers, com idade na casa dos 20 anos, foram os alvos dos mandados de busca e apreensão da Operação Inescrupulosos, deflagrada hoje (27) pela Polícia Federal para apurar fraudes na obtenção do auxílio emergencial.

Os dois são amigos e moram em Deodápolis, cidade de 13 mil habitantes localizada a 252 km de Campo Grande. Com o dinheiro recebido ilegalmente em nome de outras pessoas, eles compravam de tudo, de narguilé a bebidas.

“Torravam em compras pela internet”, disse o delegado da PF Luis Henrique Corrêa da Silveira, responsável pela investigação. A dupla também pagava a internet para os vizinhos, para utilizar o wi-fi de outras pessoas e dificultar o rastreamento do IP dos computadores usados no esquema.

O programa de transferência de dinheiro foi adotado no ano passado pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia de covid-19 entre a população mais pobre do País, mas virou alvo de golpistas, principalmente experts em computação e internet.

Em apenas uma semana, em março de 2020 – quando o auxílio emergencial foi instalado – os dois moradores de Deodápolis receberam 19 benefícios ilegais.

A Polícia Federal ainda não sabe ao certo o valor total da fraude, mas está confiante que novas provas vão surgir após a perícia nos documentos, computadores e celulares apreendidos durante as buscas de hoje. “De imediato já identificamos pelo menos mais cinco pessoas envolvidas nos golpes”, disse o delegado Corrêa.

Ele e o delegado Marcelo Guimarães Mascarenhas concederam entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira na sede da Polícia Federal em Dourados para falar da operação desencadeada em Deodápolis.

Quadrilha nacional – Apesar de a operação de hoje ser independente de outras investigações em andamento em Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal suspeita que os dois hackers deodapolenses façam parte de uma quadrilha nacional. “Só em 2020 foram identificadas 1,3 milhão de fraudes semelhantes no País”, disse Luis Corrêa.

Segundo a PF, as investigações sobre os hackers de Deodápolis começaram em maio deste ano a partir da análise de informações registradas na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial.

Os dois criavam contas fraudulentamente em nome de terceiros no aplicativo “Caixa TEM” e depois pagavam boletos cujos valores iam parar em outras contas bancárias.

Conforme os delegados que conduzem as investigações, o golpe é tão engenhoso que fica difícil pedir a prisão dos suspeitos devido ao risco de prender um inocente.

“A pessoa que teve o nome usado pode ser inocente. Tem caso em que os golpistas conseguiram viabilizar o pagamento e o dinheiro está lá na conta e nem o beneficiário de boa-fé sabe disso. Os grupos têm criatividade exacerbada. Por isso é preciso aprofundar as investigações”, explicou Luis Corrêa.

“Envolve dinheiro público, envolve o brasileiro mais sofrido, que mais precisa desse auxílio para comprar alimento, comprar remédio. Independente do valor, a gente trabalha com a mesma dedicação como se estivesse investigando uma quadrilha pega com 250 quilos de cocaína”, disse o delegado.

O nome da operação faz alusão ao modo de atuação dos investigados que, mesmo diante da pandemia, vislumbraram oportunidade de fraudar o auxílio emergencial sem se importar com a vulnerabilidade dos que ealmente precisam da ajuda.

Nos siga no Google Notícias