ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Hackers invadem dados online da prefeitura e Polícia Federal é chamada

Helio de Freitas, de Dourados | 08/03/2016 10:20
Sede da prefeitura de Itaquiraí, onde ocorreu invasão do sistema (Foto: Divulgação)
Sede da prefeitura de Itaquiraí, onde ocorreu invasão do sistema (Foto: Divulgação)

O sistema de dados online da prefeitura de Itaquiraí, município a 410 km de Campo Grande, foi invadido por hackers. De acordo com a assessoria de imprensa, a invasão inicial teria ocorrido na tarde desta segunda-feira (7), mas o problema maior foi verificado na manhã de hoje, quando servidores chegaram para iniciar o expediente. Quando ligaram os computadores, perceberam as mensagens codificadas deixadas pelos invasores.

A Polícia Federal foi acionada pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto para investigar o caso. O chefe de Gabinete, Francisco Eurico Ribeiro, informou que os primeiros levantamentos apontam que os principais locais invadidos pelos hackers foram o sistema “Beta”, que registra compras, arrecadação e finanças, e o sistema que registra dados de projetos e convênios.

“Tivemos de suspender por tempo indeterminado o atendimento ao público, pois, tudo é feito pelo sistema online. Porém, não sabemos afirmar se algum dado foi copiado. A verdade é que todo o sistema está travado e agora aguardamos a chegada da Polícia Federal para as investigações. Posteriormente, teremos a presença de técnicos que irão trabalhar para restabelecer os sistemas”, afirmou Eurico Ribeiro.

O secretário de Planejamento e Finanças, José Belo, pediu compreensão dos moradores que precisarem dos serviços públicos do município. “Que ninguém se assuste com a chegada dos federais na Prefeitura, pois, precisamos registrar esta ocorrência para que a situação seja enfrentada de acordo com a determinação da Justiça”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias