ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Índice de queimadas já chega a metade do que foi atendido em 2015

Mariana Castelar | 07/04/2016 15:58
Maior parte dos incêndios é intencional e visa acabar com o mato ou lixo encontrado em terreno baldio. (Foto: Site Jornal da Nova)
Maior parte dos incêndios é intencional e visa acabar com o mato ou lixo encontrado em terreno baldio. (Foto: Site Jornal da Nova)

Com 134 ocorrências pelo Corpo de Bombeiros, desde o início do ano , Três Lagoas (distante 338 km de Campo Grande), registra aumento no índice de queimadas no perímetro urbano. O número corresponde a metade do que foi atendido em todo o ano passado em terrenos baldios, pastagens e áreas de vegetação.

Segundo o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, tenente-coronel Leandro Mota de Arruda diz que nas duas últimas semanas, a temperatura média e da cidade tem ficado em 36ºC, nas duas últimas semanas. “A quantidade de registros é considerada alta e também está associada ao período de estiagem e pelo intenso calor na região”.

Ele explica também que a maior parte dos incêndios é intencional e visa acabar com o mato ou lixo encontrado em terreno baldio. “O fogo, muitas vezes, é ateado por vizinhos do local abandonado, que querem acabar com o mato que está ali”, pontua.

Com o objetivo de tentar reduzir os incêndios, o Corpo de Bombeiros firmou parceria com órgãos ambientais, incluindo Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Ministério Público Estadual para maior rigor na fiscalização de terrenos abandonados nos bairros. Os proprietários das áreas são multados pela falta de limpeza, o que contribui na diminuição dos focos de calor.

Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 376,24.

Nos siga no Google Notícias