ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Invasão de índios em fazenda não dura 24h, mas sindicato acusa "depredação"

Bruno Chaves | 06/08/2013 14:31
Sindicato afirmou que casa de funcionário ficou revirada após invasão (Foto: Divulgação/Sindicato Rural)
Sindicato afirmou que casa de funcionário ficou revirada após invasão (Foto: Divulgação/Sindicato Rural)

Cerca de 35 índios da etnia Guarani-Kaiowá invadiram a sede da Fazenda Cambará, em Iguatemi, a 466 quilômetros de Campo Grande, por volta das 16h de segunda-feira (5). Segundo informações do Sindicato Rural de Iguatemi, o grupo entrou nas dependências da propriedade rural, vandalizou e roubou objetos do local.

“Eles já são conhecidos por fazerem ameaças e trancarem estradas. Eles estiveram na sede da fazenda, andaram quebrando e fazendo vandalismo na casa do funcionário”, disse o presidente do sindicato, Hilário Parisi, que contou que o grupo permaneceu na fazenda até a madrugada desta terça-feira (6).

Ainda de acordo com Parisi, na casa do funcionário da propriedade, os índios depredaram móveis, abriram gavetas e roubaram joias e roupas. “Eles também roubaram galinhas e quebraram aparelhos de choque, bombas d'água, cercas e soltaram o gado nas estradas”, contou.

A Polícia Federal e a Funai (Fundação Nacional do Índio) foram acionadas para atender a ocorrência. No entanto, por telefone, eles conseguiram solucionar a questão. Só na manhã de hoje que o efetivo da polícia foi ao local.

Durante a invasão da fazenda, o funcionário precisou sair fugido do local. Junto da família, ele se escondeu em uma propriedade vizinha.

Parisi afirmou que a invasão dos Guarani-Kaiowá aconteceu como forma de pressionar o Governo Federal a dar uma resposta sobre as disputas de terras no Estado.

A reportagem procurou as assessorias de imprensa da Polícia Federal e da Funai, no entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve informações acerca da situação.

Nos siga no Google Notícias