ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Justiça manda Força Nacional retomar patrulhamento em reserva indígena

Viviane Oliveira | 02/08/2015 11:35
MPF em conversa com os índios em uma das aldeias do Estado. (Foto: MPF/divulgação)
MPF em conversa com os índios em uma das aldeias do Estado. (Foto: MPF/divulgação)

A Justiça Federal determinou que a Força Nacional de Segurança deve retomar o patrulhamento ostensivo na Reserva Indígena de Dourados, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O Ministério da Justiça tem 72 horas para cumprir as medidas, após a intimação da União.

O patrulhamento com, pelo menos, 12 policiais deve ser realizado até que entre em vigor o Acordo de Cooperação Técnica, no qual o Governo do Estado ficará responsável pela segurança pública nas aldeias de Dourados e Caarapó.

Há 4 anos, o MPF (Ministério Público Federal), em Dourados, ajuizou ação para garantir a prestação de segurança pública para mais de 14 mil indígenas que moram na Reserva de Dourados. A justiça federal deferiu liminar com a mesma decisão, que estava sendo cumprida.

Porém, por causa dos recentes confrontos envolvendo índios na região de fronteira, o Ministério da Justiça determinou o deslocamento de todo o efetivo para municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira deixando desamparados os indígenas da grande Dourados.

Confinamento - Conforme o MPF, o Estado tem a segunda maior população indígena do país, cerca de 70 mil pessoas divididas em várias etnias. Porém, somente 0,2% da área de MS é ocupada por terras indígenas. Na região sul, fronteira com o Paraguai, são mais de 44 mil índios guarani-kaiowá que sofrem com um dos mais elevados números de homicídios e de suicídios do país. A taxa de assassinatos, por exemplo, é mais de 3 vezes maior que a média nacional.

Em Dourados, na maior reserva indígena do pais, mais de 12 mil indígenas dividem cerca de 3,600 hectares, o que significa 0.3 hectares/por pessoa. Enquanto 1,1 mil hectares de soja e 425 mil hectares são, respectivamente, dez e trinta vezes maiores que a soma das terras ocupadas por índios em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias