ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Justiça manda índios desocuparem Fazenda São Jorge, em Japorã

Viviane Oliveira | 20/11/2013 07:43

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul determinou a desocupação de áreas que faz parte da Fazenda São Jorge, em Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande. A comunidade ficará restrita a apenas uma parcela de 10% da propriedade.

Em decisão anterior, o judiciário havia determinado que os índios ficassem nesta área restrita, no entanto os índios teriam avançado e ocupado toda a área e expulsado o proprietário da fazenda.

A Justiça deu prazo de 10 dias para que a comunidade volte área restrita e desocupe o restante da fazenda. Na mesma decisão, a Justiça afirma que a PF informou que os índios estavam agindo com técnicas de guerrilha, armados, com facões e flechas. Por conta disso não conseguiram evitar a invasão total da propriedade e fazer cumprir a decisão anterior da Justiça. 

A decisão da Justiça atende a um pedido do advogado Felipe Ricetti Marques. De acordo com ele, o próximo passo é pedir a retirada da comunidade indígena também da área de 10% destinada a eles.

A área de 317 mil hectares está sendo disputada por indígenas da etnia Guarani, que estão no local desde o dia 14 de outubro. Eles querem a ampliação da aldeia Porto Lindo Yvi Katu.

(Com informações do site Dourados Agora).

Nos siga no Google Notícias