ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Laboratório da UFGD começa nesta semana a diagnosticar casos de covid-19

Inicialmente, Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde fará 30 testes por dia, de exames coletados no drive thru

Helio de Freitas, de Dourados | 20/05/2020 09:07
Laboratório da UFGD começa nesta semana a diagnosticar casos de covid-19
Laboratório instalado pela UFGD começa nesta semana a fazer testes de covid-19 (Foto: Divulgação)

Instalado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde começa nesta semana a diagnosticar casos de covid-19. O espaço passou por adequações sanitárias e vai analisar as amostras coletadas no drive thru instalado pela Secretaria Estadual de Saúde no quartel do Corpo de Bombeiros da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a UFGD, inicialmente a equipe do laboratório terá capacidade de fazer até 30 testes por dia, mas pode estender o número para 50 em breve. A equipe é formada por duas farmacêuticas bioquímicas, um biomédico e quatro técnicos laboratoriais e tem feito treinamentos diários para atuar com a Saúde estadual e reduzir o tempo de espera pelos resultados.

A meta é que o laudo esteja disponível para os pacientes em até 48 horas após a coleta do material no drive thru, mas o prazo pode chegar a 72 horas, dependendo do volume de testes. A equipe também pretende dar suporte na análise de parte dos exames feitos em moradores das comunidades indígenas de Dourados.

A coordenadora do laboratório, farmacêutica bioquímica Herintha Coeto Neintzke Abreu, explicou que a amostra será enviada à UFGD, onde será recebida pela primeira equipe, treinada para identificar o material e digitar os dados referentes ao material.

A segunda equipe vai extrair o ácido ribonucleico (RNA) e um terceiro grupo fará a preparação do mix para RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).

“Essa equipe vai juntar o RNA ao mix, sendo a amostra colocada em um aparelho, que é o PCR em tempo real, e, por fim, o quarto grupo fará a leitura e a liberação dos laudos”, explica a profissional.

Desde 27 de abril, o drive thru de Dourados coletou 253 amostras de pessoas com sintomas do novo coronavírus, sendo 16 confirmados. A coleta ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. O atendimento é feito por meio de agendamento através do Disk Coronavírus Dourados – (67) 3311-6263.

Nos siga no Google Notícias