ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ladário registra segundo caso de leishmaniose em 2017

Ricardo Campos Jr. | 03/03/2017 13:01
Técnicos farão uma investigação para localizar animais infectados em bairro onde paciente mora (Foto: divulgação)
Técnicos farão uma investigação para localizar animais infectados em bairro onde paciente mora (Foto: divulgação)

A Secretaria de Saúde de Ladário, a 419 quilômetros de Campo Grande, confirmou nesta sexta-feira (3) o segundo caso de leishmaniose registrado em 2017. O paciente, segundo informações do órgão, é uma criança de 2 anos, cujo sexo não foi divulgado, moradora do bairro Nova Aliança.

O pequeno está internado para o tratamento. O diagnóstico foi confirmado no dia 27 de fevereiro e técnicos foram ao bairro onde mora a família para identificar como houve a infecção pelo protozoário.

A criança já tinha pegado a doença em julho do ano passado e não tem cães em casa, o que levanta a hipótese de infecção por intermédio animais soltos na rua ou de vizinhos, que são hospedeiros do protozoário transmitido aos humanos por um mosquito. Para confirmar a suspeita, segundo a assessoria de imprensa do município, será feito um inquérito canino em nove quadras ao redor da residência do paciente.

Esse procedimento vai começar na próxima segunda-feira. Todas as casas ao redor da residência do paciente serão visitadas pelas equipes de endemia e o sangue dos cães serão colhidos.

O resultado sai na hora. Em caso da presença do protozoário, o animal será encaminhado para eutanásia.

Ainda segundo a secretaria de Saúde local, o primeiro caso registrado foi de um menino também com 2 anos no bairro Alta Floresta.

No levantamento feito nessa região foi constatada infecção de 70% dos cães na quadra onde mora a criança. Isso indica que os moradores precisam cuidar da prevenção. Além disso, é preciso reduzir a população de cães na cidade, estimada em 5,3 mil.

Nos siga no Google Notícias