ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pesquisadora mapeia áreas de incidência da leishmaniose em Campo Grande

Nyelder Rodrigues | 10/08/2016 20:51
Mapeamento mostra áreas com menor e maior incidência (Foto: Reprodução/Divulgação)
Mapeamento mostra áreas com menor e maior incidência (Foto: Reprodução/Divulgação)

A médica veterinária, professora e pesquisadora Juliana Arena Galhardo mapeou as áreas de maior incidência da leishmaniose visceral em Campo Grande. O resultado, baseados em números apurados entre 2007 e 2011, encontrou oito bairros com maior incidência e outros 10 onde nenhum caso foi registrado no período.

Contando com apoio do Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), a pesquisa usou dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, 79 bairros foram analisados.

Os com piores resultados foram Jardim América, Lageado, Cabreúva, Vila Carvalho, Tijuca, Estrela Dalva, Vila margarida e Veraneio. Nestes locais, a incidência variou de 6,1 casos a cada 10 mil pessoas até 11 casos a cada 10 mil habitantes.

Já os bairros que não apresentaram casos foram Jardim Paulista, São Lourenço, Bela Vista, Vila Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, São Bento, Núcleo Industrial, Carandá Bosque e Chácara dos Poderes.

Quatro mortes - A captação e estudo dos dados são importantes para auxiliar no planejamento de ações de controle da saúde pública. Segundo a SES, apenas neste ano, quatro pessoas morreram em decorrência de leishmaniose em Campo Grande, sendo registrados 60 notificações da doença em humanos.

Desde 2002, Campo Grande é considerada como área endêmica da doença em humanos e cães. De acordo com a pesquisadora, a análise da incidência da doença mesclou métodos descritivos com o geoprocessamento, demonstrando resultados satisfatórios e viáveis para o poder público.

"Considerando a realidade da leishmaniose visceral em Campo Grande, o impacto da diminuição da morbidade, ainda que gradual, significará que ainda que seja difícil a erradicação de vetores, é possível o controle da doença em humanos e animais configurando a longo prazo a diminuição da ocorrência da doença", frisa Juliana.

A pesquisadora também enfatiza que são necessárias medidas associadas para o efetivo controle e prevenção da doença, já que o controle do mosquito vetor é baseado em saneamento ambiental, com a limpeza de quintais e terrenos, remoção de matéria orgânica em decomposição e adequada destinação de lixo e outros resíduos.

Nos siga no Google Notícias