ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Líder do "Comboio do Cão" é entregue pela Bolívia à polícia brasileira em MS

Leandro Matos Ferreira é apontado como responsável por instalar facção criminosa na fronteira

Ângela Kempfer | 30/05/2021 16:40


Leandro, de camiseta azul, foi entregue às autoridades brasileiras neste domingo. (Foto: Diário Corumbaense)
Leandro, de camiseta azul, foi entregue às autoridades brasileiras neste domingo. (Foto: Diário Corumbaense)


O homem apontado como chefe de facção criminosa recém instalada na fronteira foi expulso formalmente da Bolívia neste domingo e entregue à policia brasileira em Corumbá. Sob forte esquema de segurança, Leandro Matos Ferreira chegou a Mato Grosso do Sul nesta tarde e deve seguir amanhã para Brasília.

Conhecido também como “Baianinho” e “Cicatriz”, ele foi capturado na última sexta-feira na cidade boliviana de Puerto Quijarro. Leandro integra o "Comboio do Cão", que atua no Distrito Federal e, segundo investigações, tentava dominar a fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, com braços em Puerto Quijarro e Puerto Suárez, para facilitar a entrada de armas e drogas.

Equipe do Diário Corumbaense acompanhou a operação nesta tarde, na Linha Internacional que divide os dois países. Segundo o jornal, a polícia acredita que Leandro estava na região de fronteira há uma semana, com identidade falsa.  No momento da prisão, ele estava em uma casa com outros 3 brasileiros e portava 2 pistolas 9 mm, além de munições.

A prisão de Leandro foi resultado de ação conjunta entre policiais bolivianos, de Corumbá e do Distrito Federal. “Esse trabalho integrado entre as polícias dos dois países resultou na prisão do líder dessa facção, um agente muito perigoso em nossa região, que estava começando a se instalar. Ele estava até montando casa”, explicou o delegado regional da Polícia Civil em Corumbá, Alex Sandro Antônio Peixoto.

Segundo ele, as investidas contra o "Comboio do Cão" tem sido bem sucedidas. Outro a participar do plano seria Camilo de Jesus Moura, de 22 anos, o 'Carneiro', morto após troca de tiros com a Polícia Militar, no dia 24 de maio.

Também suspeito de chefiar o bando, Wilian Peres Rodrigues, conhecido como Wilinha foi preso em Paranhos no mês passado, após 4 anos foragido

Na Justiça brasileira, Leandro responde por roubo, receptação e tráfico de drogas. Ele chegou a começar a cumprir pena, mas fugiu do Centro de Detenção Provisória do complexo da Papuda.

Assim como PCC e Comando Vermelho, o Comboio do Cão ordena crimes de dentro de unidades penais, mata rivais e movimenta grande volume de drogas no Distrito Federal.

Polícia Boliviana entrega Leandro aos policiais civis de Corumbá e Brasília. (Foto: Diário Corumbaense)
Polícia Boliviana entrega Leandro aos policiais civis de Corumbá e Brasília. (Foto: Diário Corumbaense)





Nos siga no Google Notícias