ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Mais de 80% de internados em cidade de MS não se vacinaram contra covid

Secretário de Saúde citou estudo suíço que aponta que risco de morte aumenta nove vezes sem a vacina

Adriel Mattos | 25/01/2022 14:36
Leito de UTI na Santa Casa de Corumbá. (Foto: Divulgação/PMC)
Leito de UTI na Santa Casa de Corumbá. (Foto: Divulgação/PMC)

A nova onda da pandemia de covid-19 elevou o número de internações em Corumbá - cidade do oeste do Estado a 444 km da Capital - e revelou que a maioria dos pacientes não está completamente imunizada. Dos 17 internados, apenas três completaram o ciclo vacinal.

São idosos com idades entre 64 e 86 anos, que tem comorbidades como diabetes e hipertensão. Os outros 82,26% tomaram apenas uma ou nenhuma dose.

“A chance de a doença evoluir em quem não se vacinou é muito maior do que em quem está com a vacinação completa, os números de internados confirmam isso. E os que estão internados, que completaram o ciclo, são de idosos que possuem comorbidades”, declarou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

Leite, que preside o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS), citou um estudo recente em que aponta que o risco de morte pela variante Ômicron do coronavírus aumenta nove vezes sem vacina.

“Há pesquisas em todo o mundo falando sobre a diminuição das internações em vacinados. Recentemente foi publicado um estudo da Suíça, lá o risco médio de morrer por Covid, com a Ômicron, estando sem vacina, é nove vezes maior que se estando com a vacinação completa; e quase 50 vezes maior que estando com a vacina mais dose de reforço. Muitos podem pensar que a Suíça tem uma realidade econômica muito diferente do Brasil. Mas lá o governo passou a exigir certificado de vacina para as atividades públicas e as crianças estão recebendo o mesmo imunizante que as nossas, por exemplo, da Pfizer”, comentou.

O prefeito Marcelo Iunes (Podemos) fez um apelo para que a população se vacine. “O município está ofertando diariamente as doses, ainda há muitas pessoas que não tomaram a segunda dose da Janssen, fizemos um dia D e somente 121 compareceram. Os profissionais da saúde estão trabalhando de segunda a segunda, precisamos do apoio e colaboração de todos os munícipes”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias