ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Ministério e governo da Bolívia discutem ações para a região de fronteira

Encontro em Puerto Suárez discutirá temas comuns para a cidade e Corumbá, como segurança e ações sociais

Humberto Marques | 26/06/2018 19:13
Cidades na fronteira entre Brasil e Bolívia discutem ações coordenadas. (Imagem: PMC/Divulgação)
Cidades na fronteira entre Brasil e Bolívia discutem ações coordenadas. (Imagem: PMC/Divulgação)

O Ministério das Relações Exteriores e o governo boliviano realizam na quinta-feira (28) a segunda reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Puerto Suárez-Corumbá. O evento, realizado na cidade da Bolívia, tem o governo do Estado como parceiro, sendo representado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O objetivo do encontro é ampliar o diálogo entre os países, levantando necessidades e possíveis soluções a problemas comuns na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia, de forma a promover a integração regional. Os debates foram abertos em outubro de 2017.

“Nós estamos em contato diário com a Bolívia e estreitar essa relação é primordial para os dois países, já que o desenvolvimento econômico depende disso”, afirmou o titular da Semagro, Jaime Verruck. Segundo ele, a integração ferroviária, o fornecimento de gás natural e a importação de ureia estão entre os temas de interesse dos dois países.

Três pontos devem centralizar os debates: segurança pública (passando pelo contrabando de combustíveis, controle de armamento e assuntos migratórios, entre outros temas), integração econômica (desenvolvimento fronteiriço, produção agrícola, controle integrado, contrabando, transporte e infraestrutura) e temas sociais (educação, cultura, esportes e saúde).

“A fronteira é um ambiente de discussão de temas binacionais. Por esse motivo, todos os pilares apontados pelo comitê são de interesse do município, principalmente para a tomada de decisão”, destacou o prefeito Marcelo Iunes (PSDB). Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciano Costa, afirma que a presença do governo federal facilitará a tomada de medidas “com foco no macro, sabendo que estaremos subsidiados pelos dois países”.

O encontro acontecerá no Hotel El Pantanal, em Puerto Suárez, a partir das 9h. A entrada é aberta ao público.

Nos siga no Google Notícias