A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Novembro de 2017

08/10/2014 08:11

Morador colhe mandioca gigante e faz propaganda: "terra é boa"

Caroline Maldonado
Mandioca será ralada para virar biju (Foto: Eduardo Santos/Coxim Agora)Mandioca será ralada para virar biju (Foto: Eduardo Santos/Coxim Agora)
Morador fez questão de mostra mandioca a todos (Foto: Eduardo Santos/Coxim Agora)Morador fez questão de mostra mandioca a todos (Foto: Eduardo Santos/Coxim Agora)

Plantado há um ano e oito meses, o pé de mandioca do quintal de um morador de Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, surpreendeu a todos. Itamar Marçal de Oliveira, 58 anos, fez questão de chamar o jornal local para fazer imagens da raiz que tem 2,35 metros.

O interesse de Itamar é mostrar é mostrar a “mandioca gigante” para que todos saibam que a cidade tem terra fértil, segundo o jornal Coxim Agora. Ele disse ainda que dessa vez vai ajudar a esposa a ralar a mandioca, para fazer um bijú, um prato feito a base de farinha de mandioca.

Terra boa - Em abril deste ano, o funcionário público Adonias Rodrigues da Silva, 58 anos, colheu uma mandioca de 1,88 metro. O caso ocorreu em uma propriedade rural na zona rural de Coxim. Adonias contou ao Coxim Agora que nunca viu uma mandioca daquele tamanho e mesmo tirando com cuidado a raiz quebrou.

O morador da área rural preferiu fazer farinha e misturar com coco ralado para consumo. O engenheiro agrônomo Raimundo Alves Junior, informou em entrevista ao jornal que a raiz pode ser consumida normalmente apesar do tamanho. “Uuma raiz desse tamanho não é normal, mas como as condições climáticas da região são propicias para a cultura da mandioca, podem ocorrer fatos isolados como este do senhor Adonias”, explicou o agrônomo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions