ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MPE questiona estado de emergência administrativa declarado por prefeito

Nyelder Rodrigues | 24/01/2017 18:49

Após declarar estado de emergência administrativa na sexta-feira (20), o prefeito de Nova Alvorada do Sul - cidade localizada a 120 km de Campo Grande -, Arlei Silva Barbosa (PMDB) recebeu recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) para não realizar as contratações em regime especial permitidas quando tal situação é declarada.

Conforme o titular da promotoria de Justiça de Nova Alvorada do Sul, Maurício Mecelis Cabral, o decreto que permite tais contratações de bens e serviços com dispensa de licitação não encontram amparo legal na ordenamento jurídico vigente, segundo explica o site local Correio do MS.

Além disso, o promotor frisou que caso os contratos firmados nas condições indicadas estarão sob pena de responsabilização por improbidade administrativa. O prazo dado para o prefeito responder se vai ou não adotar as medidas sugeridas pelo MPE é de 10 dias, a contar da notificação.

Emergência - Ao ser decretada o Estado de Emergência Administrativa, Arlei alegou que houve falhas no processo de transmissão de governo entre a atual e a antiga administração, que teve a frente Juvenal Neto (PSDB). Além disso, ele também indicou precisar de tal estado para garantir que serviços públicos não fossem comprometidos.

Entretanto, o MPE também questionou tal motivação ao dizer que ela não se mostra idônea e nem proporcional à medida adotada de afastar a obrigatoriedade de realizar licitações para as contratações públicas.

"Essa inobservância da obrigatoriedade do procedimento licitatório, a toda evidência, acarreta impactos financeiros negativos nas contas públicas, contribuindo ainda mais para o agravamento do 'deficit' público e acarretando a diminuição da eficiência administrativa", explica o documento de recomendação.

Nos siga no Google Notícias