ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Mutirão realiza emissão gratuita de identidade para indígenas

Fernanda Yafusso | 03/03/2016 20:26
Emissão gratuita de carteiras de identidades será realizada em Amambai (Foto Divulgação Sejusp)
Emissão gratuita de carteiras de identidades será realizada em Amambai (Foto Divulgação Sejusp)

Mutirão para emissão gratuita da carteira de identidade é realizado até sexta-feira (4), em Amambai, município distante 360 quilômetros da capital.

Durante a ação, realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Defensoria Pública do município, serão emitidas gratuitamente 500 novas carteiras de identidades para indígenas da cidade.

A ação é realizada na sede da Defensoria Pública e tem como objetivo identificar o número de indígenas que ainda não possuem a carteira de identidade e estão impedidos de acessarem diversos serviços e benefícios, principalmente sociais.

Inicialmente o serviço está sendo oferecido em Amambai, mas o objetivo é estender também para outras aldeias do Estado no futuro.

Como emitir o RGEm vários municípios de Mato Grosso do Sul o RG é emitido através do agendamento eletrônico e para ter acesso ao serviço o usuário deve acessar o endereço eletrônico http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ e escolher o Posto de Identificação mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova carteira de identidade ou da segunda emissão. O usuário receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barra.

A primeira emissão, ou seja, 1ª Via para pessoas que nunca tiraram o RG ou para aquelas que emitiram o documento em outros estados brasileiros é gratuita. Para a segunda emissão ou 2ª via, em casos de perda, extravio ou alteração de nome, por exemplo, o serviço é tributado em 4 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), sendo necessário o usuário imprimir o boleto e realizar o pagamento na rede bancária credenciada.

Nos siga no Google Notícias