ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Na 2ª operação do dia, Polícia Federal mira bases do tráfico em cidades de MS

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante

Por Helio de Freitas, de Dourados | 18/06/2026 11:34
Na 2ª operação do dia, Polícia Federal mira bases do tráfico em cidades de MS
Armas e munições apreendidas durante a Operação Voo Cancelado (Foto: Divulgação)

Uma organização criminosa que opera a rota aérea de tráfico internacional de drogas e mantém bases em Mato Grosso do Sul é alvo da Operação Voo Cancelado, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal. É a segunda ação deflagrada hoje contra traficantes sul-mato-grossenses.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a Operação Voo Cancelado, que mira uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas com bases em Mato Grosso do Sul. A ação cumpriu quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Jales (SP) e Balneário de Arambaré (RS), sendo o principal investigado localizado na Colômbia via cooperação internacional.

A exemplo da Operação Bonanza, a Voo Cancelado também cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Rio Brilhante, a 161 km de Campo Grande. Também foram cumpridas ordens judiciais em Nova Alvorada do Sul, a 118 km da Capital.

Resultado de investigações conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Jales (SP), a operação cumpre 4 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão em Jales, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e em Balneário de Arambaré (RS).

Um dos investigados, apontado como piloto da aeronave utilizada no transporte de cocaína, foi localizado na Colômbia após cooperação internacional coordenada pela Polícia Federal.

Na 2ª operação do dia, Polícia Federal mira bases do tráfico em cidades de MS
Avião usado pelos traficantes e interceptado pela FAB em julho de 2025, em SP (Foto: TV TEM)

Avião com cocaína

A operação desta quinta-feira é o desfecho da apreensão de 663 quilos de cocaína, em julho de 2022, na região de Pontalinda (SP). A droga estava em um avião bimotor, que pousou numa área de terra após ser interceptado por dois Super Tucanos da FAB (Força Aérea Brasileira).

Antes de fugirem, os dois ocupantes dispararam vários tiros contra o avião. A polícia acredita que eles tentaram causar um incêndio, para destruir a aeronave e a droga.

De acordo com a PF, ao longo das investigações, foram identificados o piloto e o tripulante da aeronave, além dos responsáveis pelo apoio logístico em solo, pelo transporte da carga e pela negociação da aeronave utilizada pela organização criminosa.

O principal investigado teve o nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e foi localizado na Colômbia através da atuação conjunta de adidos da Polícia Federal e de autoridades colombianas.

Durante cumprimento dos mandados, nesta quinta-feira, foram apreendidos veículos, eletrônicos, documentos e armas de fogo, como fuzis, pistolas, munições e outros equipamentos de calibre restrito.

A Polícia Federal não divulgou informações sobre os alvos em Mato Grosso do Sul. Assim como os demais integrantes do grupo, eles são acusados de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.