ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Naviraí cede horta, estrutura e compra de produtos de pequenos agricultores

Daniel Machado | 23/03/2015 21:09
Além da estrutura e orientação técnica, são cedidos caixa d’água, adubo orgânico, sementes, equipamentos de irrigação, e a construção de canteiros e cama de frango. (Foto: Divulgação)
Além da estrutura e orientação técnica, são cedidos caixa d’água, adubo orgânico, sementes, equipamentos de irrigação, e a construção de canteiros e cama de frango. (Foto: Divulgação)

Um projeto de agricultura familiar no município de Naviraí está fornecendo a horta, a infraestrutura e ainda garantindo a compra da produção aos pequenos agricultores do Assentamento Juncal.

Denominado PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), o projeto é uma parceria da prefeitura com o Sebrae/MS e garante a doação de dez hortas para pequenos agricultores assentados produzirem beterraba, alface, tomate, almeirão, cheiro verde, cebolinha, rúcula, quiabo, salsinha e coentro, produtos que enriquecem a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Naviraí (REME).

Além de oferecer a estrutura e a orientação técnica para a horta, a iniciativa também destina uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros, adubo orgânico, sementes, equipamentos de irrigação, bem como a construção de canteiros e cama de frango.

E, para completar, o município compra toda a produção. “Todos ganham com isso. Os alunos tem uma alimentação mais rica, e os produtores do Juncal faturam com as vendas dessas hortaliças”, disse o prefeito Léo Matos (PV).

O assentado Armando de Oliveira da Silva, 52 anos, revelou sua satisfação pelo bom andamento do programa PAIS. Para ele, esse tipo de incentivo é importante para os pequenos produtores e os encorajam a produzirem ainda mais. “Minha renda é apenas essa das hortaliças”, comemorou Armando.

O gerente de Núcleo de Infraestrutura Rural da Prefeitura, Sergio Vieira Valério, lembra que 30% da merenda escolar, por Lei, devem ser de produtos da agricultura familiar, mas hoje em Naviraí são dos produtos apresentados pelos agricultores da cidade. Podemos comprar até 100%”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Naviraí.

Nos siga no Google Notícias