ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Neblina na região sul desloca voos de Dourados e Ponta Porã para a Capital

Após reabastecimento em Campo Grande, avião da Latam retomou a viagem e pousou às 10h50

Por Helio de Freitas, de Dourados | 27/05/2026 11:38
Neblina na região sul desloca voos de Dourados e Ponta Porã para a Capital
Avião da Latam pousa no aeroporto de Dourados após reabastecimento na Capital (Foto: Direto das Ruas)

A intensa neblina da manhã desta quarta-feira (27) na região sul de Mato Grosso do Sul impediu o pouso dos voos da Azul em Ponta Porã e da Latam em Dourados. Apesar de os dois aeroportos operarem por instrumentos, não havia o chamado “teto mínimo”, o que obrigou as companhias a deslocarem as aeronaves para o Aeroporto Internacional de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Neblina intensa impediu o pouso de voos da Azul em Ponta Porã e da Latam em Dourados na manhã desta quarta-feira (27), obrigando o desvio das aeronaves para Campo Grande. O voo da Latam, vindo de Guarulhos, pousou em Dourados às 10h50 após reabastecimento na Capital. O voo da Azul, de Viracopos, também foi desviado, sem previsão de retorno a Ponta Porã. Em Corumbá, a neblina não afetou as operações do aeroporto local.

Em Dourados, o voo da Latam que decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo (em Guarulhos) deveria pousar às 8h10, mas não foi possível completar o procedimento por causa do tempo.

Apesar de o Aeroporto Francisco de Matos Pereira operar por instrumentos usando o RNAV (navegação aérea), o sistema não faz o pouso 100% automático. O procedimento leva o avião com segurança até uma altura limite, que em Dourados é de cerca de 310 pés ou 95 metros acima do solo.

“O teto mínimo foi ultrapassado pela neblina. Isso significa que a base das nuvens ou o teto de visibilidade vertical ficou abaixo do limite seguro que o aeroporto e a aeronave exigem para pousar. Quando isso acontece, o pouso é inviabilizado e o piloto deve arremeter”, explicou o diretor do aeroporto de Dourados, Juliano de Almeida Domingos.

O voo foi deslocado para Campo Grande e após o reabastecimento, retornou para Dourados, onde fez o pouso às 10h50. Os passageiros que aguardavam viagem para São Paulo permaneceram no terminal e já fizeram o embarque com destino a Guarulhos.

Já o voo da Azul, que decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 8h30 (horário de Brasília), não conseguiu pousar em Ponta Porã também devido à neblina intensa e foi deslocado para a Capital. Ainda não há informação da companhia aérea sobre se o avião voltará para Ponta Porã ou se os passageiros serão trazidos de carro.

Neblina na região sul desloca voos de Dourados e Ponta Porã para a Capital
Neblina na manhã desta quarta-feira em Corumbá (Foto: Direto das Ruas)

Corumbá – A manhã desta quarta-feira também teve forte neblina em Corumbá, cidade a 428 km de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia. Foto enviada por morador ao Campo Grande News mostra o intenso nevoeiro. Entretanto, o tempo não afetou a operação do Aeroporto Internacional da cidade.

A Azul Linhas Aéreas mantém voos comerciais de Corumbá com destino a Campinas às segundas, quartas, sextas e sábados. A aeronave decola de Corumbá às 10h20 e pousa em São Paulo às 13h10 (horário de Brasília).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.