ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Operação ganha reforço de aeronave no combate aos incêndios no Pantanal

A ação começou há 42 dias e, esta semana, se concentra na Nhecolândia (Passo do Lontra) e no Paraguai Mirim

Silvia Frias | 08/07/2022 11:57
Ação dos brigadistas na região do Pantanal. (Foto/Divulgação)
Ação dos brigadistas na região do Pantanal. (Foto/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros intensificou a “Operação Pantanal 2022” por conta do aumento dos focos de queimadas na região. A ação começou há 42 dias e, esta semana, se concentra na Nhecolândia (Passo do Lontra) e no Paraguai Mirim.

De janeiro até agora, o Pantanal em Mato Grosso do Sul registra 589 focos de incêndio. Somente em julho, são 128 pontos de calor, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Estudo elaborado pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) mostrou probabilidade de aumento de focos de calor no Estado nos meses de maio, junho e julho. Isso forçou o governo do Estado a preparar um plano de combate a incêndios.

Como reforço, a operação conta com aeronave “Air Tractor” nas regiões com foco de incêndio.

Duas guarnições de combate a incêndio florestal estão no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, com a participação de oito militares. Segundo governo estadual, outras duas guarnições estão em Porto Murtinho, com nove militares. Ao todo são 35 bombeiros militares em ações na região do Pantanal, muitas vezes em locais em difícil acesso.

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris.

Nos siga no Google Notícias