ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Para comemorar 241 anos, Miranda tem inauguração de obras e feira

Cidade é considerada uma das mais antigas de MS e feira cultural traz artistas nacionais

Danielle Matos | 16/07/2019 08:23
Miranda é considerado um dos municípios mais antigos de MS. (Foto: Divulgação)
Miranda é considerado um dos municípios mais antigos de MS. (Foto: Divulgação)

Miranda, distante 201km da Capital, comemora nesta terça-feira (16) 241 anos de fundação. A cidade é considerada uma das mais antigas do Estado e sua história tem forte relação com a Guerra do Paraguai. A programação de aniversário começou no fim de semana e se estende ao longo do dia de hoje.

Às 9h, acontece um amistoso de futebol, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, no campo Piranhão. A partir das 15h, o desfile cívico acontece na rua 13 de junho, com apresentações de escolas e bandas. Ontem (15), academia de saúde ao ar livre, calçamento de praças e reforma de escolas foram entregues como parte das comemorações de aniversário.

Conhecidos por interpretarem músicas como “Mulher Chorona” e “Vestido de Seda”, os cantores Teodoro e Sampaio anteciparam as comemorações do aniversário da cidade. Nesta terça-feira (16) a dupla sul-mato-grossense Hugo e Guilherme, que ficou famosa por cantar ao lado de artistas nacionais como Marília Mendonça e Henrique e Juliano, encerra os cinco dias de shows da Feira Ecológica Cultural Indígena e Rural.

A Fecir acontece desde a última sexta-feira (12) no parque de exposições e eventos da cidade. Entre as atrações, também passaram pelo palco Chris e Durán, Cacio e Marcos e Fred e Victor.

Parque de diversões, comidas típicas e até exposições de animais também fazer parte da comemoração de aniversário de Miranda instalados na feira.

História – A cidade foi fundada em 1778 a partir da construção de um presídio, reduto feito pelo então governador para impedir futuros ataques armados. O primeiro nome da cidade era Mondego, em homenagem à santa que dava nome ao presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego.

Posteriormente, em 1857, quando a localidade foi transformada em vila, adotou-se o nome de Miranda em homenagem ao ex-governador general Caetano Pinto de Miranda, que iniciou a construção do presídio. O município foi destruído durante a guerra do Paraguai e, com o passar dos anos, a cidade foi reconstruída.

O rio que leva o nome da cidade é um dos maiores afluentes do rio Paraguai, que é navegável a partir da cidade de Aquidauana até a sua foz, localizada em Miranda. Conhecido pela intensa atividade pesqueira, o rio Miranda nasce na serra de Maracajú, entre Jardim e Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias