ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Polícia abre inquérito para investigar morte de mulher um mês após o parto

Mulher de 25 anos teve bebê no hospital de Ponta Porã no dia 28 de dezembro, teve várias crises de dor e morreu no dia 30 de janeiro

Helio de Freitas, de Dourados | 10/02/2017 17:03
Francieli morreu aos 25 anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)
Francieli morreu aos 25 anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a morte de Francieli Gonçalves Colmam, 25, moradora de Ponta Porã, cidade a 323 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. Ela teve bebê no dia 28 de dezembro do ano passado, apresentou várias complicações após o parto e morreu no dia 30 de janeiro, no Hospital da Vida, em Dourados, com quadro de embolia pulmonar.

O marido dela, Otávio Franco Garcia, 23, aponta negligência médica do Hospital Regional Doutor José de Simone Neto, em Ponta Porã, para onde Francieli foi levada com fortes dores após o parto e liberada com prescrição de analgésicos.

Ao site Brasiguaio News, Otávio contou que Francieli deu entrada às 16h do dia 27 de dezembro na maternidade do Hospital Regional e ficou aguardando atendimento até 23h, quando foi internada até a dilatação necessária para o parto, ocorrido às 8h do dia seguinte.

Gritava de dor – Otávio diz que após o parto a mulher retornou às 9h30 para o leito “aparentemente bem”, se movimentando e amamentando o bebê, segundo filho do casal. Às 17h do dia seguinte, Francieli contou ao marido que sentia fortes dores nas costas. A dor teria aumentado tanto que ela chegava a gritar.

Segundo ele, uma enfermeira de plantão receitou medicamento para gases e disse ser “normal” se sentir mal após a cesariana. No dia seguinte, outra enfermeira teria dito que Francieli estava com depressão pós-parto.

A paciente passou por exame de raio-X do pulmão e o médico de plantão teria dito ao marido dela que que estava “tudo normal” e descartou transferência para Dourados. No dia 31 de dezembro Francieli recebeu alta, mesmo reclamando de fortes dores. O médico receitou dipirona à paciente.

Dores continuavam - Segundo Otávio, em casa Francieli continuou reclamando de dores abdominais, que sempre aumentavam à noite. No dia 16 de janeiro, a mulher desmaiou e foi levada ao Hospital Regional de Ponta Porã e liberada 15 minutos depois, com uma receita de Torsilax e Paracetamol.

Entretanto, conforme o rapaz, as dores continuaram nos dias seguintes e a paciente foi levada de novo ao Hospital Regional, onde fez inalações e tomou remédio na veia. No hospital, segundo Otávio, Francieli teve uma forte crise de falta de ar e aceleração cardíaca e foi levada para a ala vermelha.

Ela foi submetida a uma drenagem no pulmão e colocada em coma induzido e o hospital de Ponta Porã pediu transferência para o Hospital da Vida. Em menos de 24 horas ela foi encaminhada para Dourados.

Embolia pulmonar – Otávio contou que no hospital de Dourados os chamaram os familiares e disseram que francieli apresentava sintomas de tromboembolia pulmonar. Ela foi medicada, passou por sessão de hemodiálises e sofreu uma hemorragia. Francieli morreu por volta de 4h30 da madrugada de 30 de janeiro deste ano.

O inquérito que apura a morte é conduzido pelo delegado Patrick Linares, que vai analisar os prontuários e ouvir os depoimentos das pessoas envolvidas. Ao Campo Grande News, ele informou que vai começar os depoimentos ouvindo o médico e os parentes da vítima.

Sobre a possibilidade de exumação, o delegado disse que só vai pedir em último caso. “Os documentos pertinentes foram enviados à perícia para efeito de exame necroscópico indireto com base nos prontuários”, afirmou.

A assessoria de imprensa do CRM (Conselho Regional de Medicina) informou não ter conhecimento se o caso já chegou oficialmente ao conhecimento do órgão.

Hospital Regional – A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Ponta Porã, que pediu para enviar as perguntas por e-mail. Depois informou que o hospital ainda busca informações sobre a paciente e ainda não tem uma posição sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias