ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Polícia recolhe 226 cápsulas em mansão de traficante alvo de atentado a tiros

Ederson Salinas Benítez, o “Ryguazu”, enfrentou pistoleiros dentro da casa e conseguiu escapar

Helio de Freitas, de Dourados | 25/03/2022 08:10
Sala da mansão de “Ryguazu” coberta de vidro destruído por tiros. (Foto: Direto das Ruas)
Sala da mansão de “Ryguazu” coberta de vidro destruído por tiros. (Foto: Direto das Ruas)

Pelo menos 226 tiros de fuzil e de pistola foram disparados no atentado ocorrido por volta de 22h de ontem (24), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande.

O alvo dos pistoleiros era Ederson Salinas Benítez, 32, o “Ryguazu”, conhecido na fronteira como narcotraficante e apontado como sucessor do bandido brasileiro Sérgio de Arruda Quintiliano Netto, o “Minotauro”, preso há 3 anos.

Mesmo sozinho, ele enfrentou os pistoleiros armado com uma pistola 9 milímetros e conseguiu sobreviver, porque se escondeu em um dos cômodos da mansão localizada no Bairro Virgem de Caacupé.

Segundo a Polícia Nacional, Salinas Benítez estava na residência com a namorada, uma brasileira de 28 anos, residente em Ponta Porã. Os dois foram detidos por ordem do Ministério Público e serão ouvidos na manhã de hoje.

Policiais barrados – Os primeiros tiros começaram a ser ouvidos por volta de 22h50 no Paraguai (21h50 em Mato Grosso do Sul, já que o país vizinho está em horário de verão).

Informados sobre o tiroteio, os policiais se deslocaram em direção ao Bairro Virgem de Caacupé, mas a três quarteirões do local foram barrados por homens armados em caminhonetes que tentavam impedir a aproximação da polícia.

Houve troca de tiros entre policiais e bandidos e, logo em seguida, os pistoleiros fugiram. Enquanto o grupo atrasava a polícia, outros pistoleiros atacavam a casa de Ederson Salinas.

Armados com fuzis e pistolas, os atiradores abriram fogo contra as janelas, portas e portão da mansão de dois andares. Em minutos, eles conseguiram invadir a casa. Armado, Ederson Salinas enfrentou os invasores e depois se escondeu em um dos cômodos. O advogado dele disse hoje que “Ryguazu” estava sem seguranças.

O comissário Aníbal Franco, da Polícia Nacional, informou que Ederson Salinas se escondeu no segundo andar e acredita que os atiradores não sabiam exatamente em qual cômodo ele estava.

Uma das caminhonetes usadas por pistoleiros e queimadas na saída da cidade. (Foto: Direto das Ruas)
Uma das caminhonetes usadas por pistoleiros e queimadas na saída da cidade. (Foto: Direto das Ruas)

Após a fuga do grupo que barrou as viaturas e com reforço de homens da Fope (grupo de elite da Polícia Nacional), os policiais conseguiram chegar à casa, mas os outros pistoleiros já tinham fugido.

Móveis, paredes, portas de vidro e objetos de decoração ficaram destruídos por tiros. Na mansão, os policiais apreenderam um celular que teria sido derrubado por um dos pistoleiros e a pistola 9 milímetros usada por “Ryguazu”.

Duas caminhonetes que teriam sido usadas pelos pistoleiros foram abandonadas em chamas na estrada de acesso à Colônia República, nos arredores de Pedro Juan Caballero. Entretanto, segundo a polícia, foram pelo menos seis caminhonetes utilizadas no ataque – três ficaram na rua para impedir a passagem da polícia e três foram até a casa de Salinas.  “Ryguazu” em guarani significa "galinha".

Nos siga no Google Notícias