ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Portaria federal libera exploração comercial da Gruta do Lago Azul

Portaria permite à prefeitura de Bonito a exploração comercial da gruta por 20 anos

Silvia Frias | 20/01/2021 08:00
Gruta do Lago Azul, considerado patrimônio cultural brasileiro (Foto: Divulgação)
Gruta do Lago Azul, considerado patrimônio cultural brasileiro (Foto: Divulgação)

Portaria do Ministério da Economia autoriza a prefeitura de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, a explorar comercialmente a Gruta do Lago Azul pelo prazo de 20 anos. A publicação desta quarta-feira (20) oficializa acordo com a União da cessão onerosa do local considerado patrimônio cultural brasileiro.

Desde a Constituição de 1988, as cavidades naturais subterrâneas e sítios arqueológicos e pré-históricos são bens da União.

A secretária Municipal de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, explica que as tratativas começaram em 2014-2015 e, em 2018, reunião determinou que a prefeitura ficaria com administração da Gruta do Lago Azul, por meio de cessão onerosa, acordo que envolveu discussão com SPU (Secretaria do Patrimônio da União)

A exploração já havia sendo efetuada pela prefeitura, mas as visitações foram suspensas a partir de março de 2020, por conta da pandemia da covid-19. “Já havia exploração, antes da pandemia, mas agora está sendo regulamentada”, explicou a secretária.

 Pela publicação de hoje, o prazo de cessão é de 20 anos, oficialmente, a contar da data de publicação. Foi estabelecido valor mínimo de retribuição anual de R$ 33.995,88 a ser pago pela prefeitura de Bonito, pelo uso privativo e exploração econômica.

Também está previsto o repasse de 20% do valor arrecadado por mês com a venda de ingressos pela visitação do Monumento da Gruta do Lago Azul. O percentual de retribuição será revisado a cada 5 anos.

A assinatura do contrato fica condicionada à obtenção de todos os licenciamentos, autorizações e alvarás pertinentes para atividade comercial.

Juliane lembra que ainda há outro processo em andamento, este com o governo de Mato Grossi do Sul, para ampliar a exploração para entorno da unidade de conservação estadual.

Nos siga no Google Notícias