ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produção de biodiesel cresce 32% em MS e supera 31 milhões de litros

Estado produziu 7,6 milhões de litros a mais no 1º semestre; óleo de soja representa 77,38% da matéria-prima

Por Anderson Viegas | 08/08/2026 18:05
Produção de biodiesel cresce 32% em MS e supera 31 milhões de litros
Unidade da Cargill Agrícola em Três Lagoas é uma das três plantas produtoras de biodiesel em operação em Mato Grosso do Sul (Foto: Redes Sociais)

A produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul cresceu 32,4% no primeiro semestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, foram produzidos 31,159 milhões de litros, ante 23,536 milhões de litros nos seis primeiros meses de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul cresceu 32,4% no primeiro semestre de 2026, totalizando 31,159 milhões de litros, ante 23,536 milhões no mesmo período de 2025, segundo a ANP. O estado ficou em sétimo lugar no país, com 3,9% do total nacional, liderado por Mato Grosso. MS tem três usinas em operação e o óleo de soja responde por 77,38% da matéria-prima usada.

Os dados são do Painel Dinâmico da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em números absolutos, a produção aumentou em 7,623 milhões de litros entre os dois períodos.

Considerando os volumes apresentados no painel da ANP, Mato Grosso do Sul aparece na 7ª posição entre os estados produtores no primeiro semestre de 2026. A produção brasileira somou 808,591 milhões de litros, com participação de aproximadamente 3,9% de MS no total.

Mato Grosso liderou o ranking, com 202,664 milhões de litros, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 185,134 milhões. O Paraná aparece com 96,519 milhões, Goiás com 93,415 milhões e Bahia com 70,257 milhões de litros. Na sequência, Santa Catarina registrou 34,533 milhões de litros, seguida por Mato Grosso do Sul, com 31,159 milhões.

Mato Grosso do Sul possui três plantas produtoras de biodiesel. A Cargill Agrícola está localizada em Três Lagoas, a Delta Biocombustíveis em Rio Brilhante e a Lar Cooperativa Agroindustrial em Caarapó.

Óleo de soja

O painel da ANP também apresenta as matérias-primas utilizadas na fabricação do biodiesel. Em Mato Grosso do Sul, o óleo de soja responde por 77,38% da matéria-prima utilizada na produção