ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeita resiste em endurecer medidas e cobra isolamento para conter vírus

Délia Razuk ameaçou ampliar medidas de controle se população não ficar em casa, mas não se manifestou sobre cobrança do MP

Helio de Freitas, de Dourados | 15/06/2020 09:41
Prefeita de Dourados Délia Razuk cobrou apoio da população para conter o coronavírus (Foto: A. Frota/Divulgação)
Prefeita de Dourados Délia Razuk cobrou apoio da população para conter o coronavírus (Foto: A. Frota/Divulgação)

Mesmo com o avanço do novo coronavírus que colocou a cidade como campeã estadual em casos positivos e com índice de infestação de 510 para cada cem mil habitantes, a prefeita de Dourados Délia Razuk (PTB) resiste em endurecer as medidas para conter a pandemia.

Após o fim de semana com três mortes provocadas pela covid-19 e outro recorde de casos diários (104 confirmados de sábado para domingo), Délia Razuk se manifestou na manhã desta segunda-feira (15), mas apenas para pedir apoio da população para aumentar o isolamento social.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a prefeita pediu mais comprometimento da população e afirmou que “mesmo com todos os esforços da administração municipal”, as taxas de isolamento social estão baixas no município.

“Nesse sentido a prefeita afirma que caso continue baixo o índice de isolamento social, a prefeitura, sob a orientação do Comitê de Gerenciamento de Crise do Covid-19, vai intensificar as medidas de controle com a intenção de reduzir o nível de contágio”, afirma a assessoria, sem detalhar quais seriam essas medidas.

Délia Razuk pediu às famílias com idosos em casa que os orientem a saírem de casa apenas em casos de extrema necessidade, devido ao grande número de pessoas nesta faixa etária circulando, principalmente no transporte coletivo.

“Estamos trabalhando diuturnamente para garantir a segurança da população por causa da pandemia, porém é necessária a participação da população no uso de máscaras, evitando a circulação e a aglomeração, principalmente nos bairros”, afirmou a prefeita.

Entretanto, em Dourados o uso de máscara ainda não é obrigatório nas ruas e espaços públicos. Délia Razuk ainda não sancionou o projeto de leito aprovado há duas semanas pela Câmara de Vereadores.

No sábado (13), o promotor de Justiça Ricardo Rotunno deu prazo de 48 horas para a prefeita informar quais medidas serão adotadas pelo poder público municipal para evitar o avanço dos casos e impedir colapso no sistema de saúde. Entretanto, Délia Razuk ainda não se manifestou sobre o caso.

Segundo o promotor, a taxa de ocupação de leitos clínicos destinados ao tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19, entre públicos e particulares, se aproxima de 42,59% e de 42,28% na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Nos siga no Google Notícias