ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito paraguaio termina isolamento, mas está proibido de deixar o país

No dia 10, José Carlos Acevedo visitou parentes em Ponta Porã e teve de cumprir quarentena por causa do coronavírus

Helio de Freitas, de Dourados | 28/05/2020 14:39
Policiais e equipes de saúde no portão da casa de José Carlos Acevedo, no dia 11 (Foto: Marciano Candia/Última Hora)
Policiais e equipes de saúde no portão da casa de José Carlos Acevedo, no dia 11 (Foto: Marciano Candia/Última Hora)

O prefeito de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), reassumiu o cargo depois de passar 14 dias de quarentena em um quartel do Exército daquele país em Concepción, cidade a 220 km da fronteira. José Carlos Acevedo foi colocado em isolamento depois de cruzar ilegalmente a fronteira no dia 10 deste mês para visitar parentes do lado brasileiro no Dia das Mães.

Como o Paraguai está com as fronteiras fechadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Justiça do país vizinho decretou a prisão preventiva do prefeito a pedido do Ministério Público por descumprir medidas sanitárias. Para não ser preso, ele concordou em cumprir o isolamento no quartel do Exército. A quarentena por duas semanas é obrigatória para todos os cidadãos paraguaios que estão regressando ao país.

Após cumprir a quarentena, José Carlos Acevedo se apresentou nesta semana ao juiz Martin Areco e teve o mandado de prisão revogado. Em seguida ele foi para a sede da prefeitura. Entretanto, o político terá de cumprir medidas cautelares e está proibido de sair do país.

A 1ª Região Sanitária informou que Acevedo foi submetido a dois testes, nos dias 11 e 15 deste mês, e ambos apresentaram resultado negativo para covid-19. Nesta semana o comércio de Pedro Juan Caballero voltou a funcionar, mas a fronteira continua fechada por militares e uma cerca de arame farpado levantada entre as duas cidades.

Nos siga no Google Notícias