Prefeitura doa área e novo presídio de Ponta Porã será fora do centro
Nova unidade terá capacidade para 408 vagas e será semelhante aos três presídios planejados para a Capital

O governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27), o recebimento de uma área para a construção de um novo presídio em Ponta Porã. O terreno, com 64.926,53 m², foi cedido pela prefeitura da cidade e está situado próximo à Unei (Unidades Educacionais de Internação), fora do centro urbano.
A doação do terreno para o Governo do Estado foi aprovada pelos vereadores de Ponta Porã em março e tem como objetivo melhorar a infraestrutura da cidade, ao retirar a unidade penal “Ricardo Brandão” da área central devido à proximidade com áreas residenciais e comerciais. O estabelecimento penal de segurança média abriga presos condenados do sexo masculino, que cumprem pena em regime fechado. No lugar do atual presídio, será construído um parque.
- Leia Também
- Sem áreas no interior, Capital terá 3 novos presídios na Gameleira
- Ministro confirma a construção de quatro presídios e ampliação de 1,6 mil vagas
"Aqui em Ponta Porã temos um presídio incrustado no meio da cidade, estamos transferindo o presídio. Conseguimos uma área fora da cidade, próxima ao anel viário, ao lado da Unei. Para a cidade é muito bom. No local do atual presídio, vamos construir um parque. O projeto já está pronto, é do Governo Federal, e o Governo do Estado irá fazer a licitação e construção", comentou o prefeito de Ponta Porão, Eduardo Campos (PSDB).
Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o novo presídio será construído com base nos padrões estabelecidos pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), que inclui uma estrutura moderna voltada para a segurança, ressocialização e infraestrutura adequada.
A unidade terá capacidade para 408 vagas e será semelhante aos três outros presídios planejados para o complexo da Gameleira em Campo Grande. Além das celas, o novo complexo contará com módulos para educação e saúde, bem como um galpão destinado ao trabalho dos apenados.