ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura prepara ginásio para abrigar famílias atingidas pela chuva

Prefeitura de Corumbá montou um polo de atendimento multissetorial e está levantando quantas famílias foram desabrigadas

Ana Paula Chuva | 13/01/2021 15:23
Moradores aguardando atendimento no polo. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Moradores aguardando atendimento no polo. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

A prefeitura de Corumbá, distante 429 quilômetros de Campo Grande, montou uma força-tarefa para atender as famílias que foram prejudicadas pelo temporal que atingiu a cidade na madrugada desta quarta-feira (13).

O posto emergencial, montado na Escola Municipal José de Souza Damy, que fica no bairro Cristo Redentor, deve permanecer pelas próximas 24 horas atendendo as famílias. Até às 15h de hoje foram realizados 140 atendimentos.

De acordo com a prefeitura o atendimento no local é multissetorial com serviços das secretarias de Assistência Social e Cidadania, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde, Governo, Planejamento e Projetos Estratégicos, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, de Segurança Pública e Defesa Social, Fundação de Meio Ambiente. Além da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Coordenadoria de Fiscalização e Postura.

“Montamos esse ponto estratégico para o atendimento às famílias prejudicadas pela chuva e também para definição das ações da Prefeitura em conjunto com as Secretarias, para amenizar a situação daqueles que foram atingidos pelas chuvas”, disse o secretário Municipal de Governo, Eduardo Aguilar Iunes.

Equipe durante atendimento no polo. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Equipe durante atendimento no polo. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Caso seja necessário, a prefeitura está preparando o ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros, no Centro,  para abrigar as famílias que foram desalojadas. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), hoje foram registrados mais de 187 milímetros de chuva na cidade.

Ainda não é possível dizer quantas famílias ao todo foram prejudicadas, já que a prefeitura ainda está fazendo esse levantamento.

“Também estamos verificando a situação de quem não tem como voltar para casa, para que possamos encaminhar para o ginásio poliesportivo. Estamos vendo ainda a situação de alimentação preparada, cesta básica, lona, colchões e pedimos doações à população de roupas e calçados. É uma ação conjunta da Prefeitura e suas secretarias”, disse Amanda Balancieri Iunes , secretária Assistência Social e Cidadania.

No momento a Defesa Civil está fazendo um levantamento para avaliar o risco de novos incidentes já que há previsão de mais chuva para os próximos dias em Corumbá. A prefeitura também já solicitou apoio das Forças Armadas na força-tarefa.

Nos siga no Google Notícias