ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

“Princesa do Apa”, Bela Vista comemora 114 anos nesta quarta-feira

Município tem quase 25 mil habitantes, de acordo com o IBGE

Idaicy Solano | 20/07/2022 06:43
Bela Vista, distante 324 quilômetros da Capital, celebra 114 anos. (Foto: Divulgação)
Bela Vista, distante 324 quilômetros da Capital, celebra 114 anos. (Foto: Divulgação)

Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande, comemora 114 anos nesta quarta-feira (20). Banhada pelo Rio Apa, a cidade ficou conhecida como “Princesa do Apa”, e de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma população estimada de 24.842 pessoas.

Ainda segundo o IBGE, a cidade começou a ser ocupada a partir de 1531, pelos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves. Bela vista já foi palco de confrontos entre portugueses e castelhanos e, mais tarde, na Guerra do Paraguai.

O local foi palco de muitas disputas, todos com a ambição de anexar as terras ao seu país de origem. Em 01 de outubro de 1777, foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que reconheceu os direitos do Brasil sobre a região, restabelecendo como linha de limite o Rio Corrente, atual Rio Apa. Após muitos conflitos a região sofreu um total esvaziamento e permaneceu assim por cinco anos.

A região voltou a ser povoada após a necessidade de  um ponto de apoio comercial e de comunicação, numa pequena colina, às margens do Rio Apa. A principal atividade econômica da cidade é a agropecuária.

Nos siga no Google Notícias