ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Projeto Arte no Canteiro chega a Três Lagoas e Água Clara

Luciana Brazil | 13/12/2012 10:35

O Sesi (Serviço Social da Indústria) leva aos canteiros de obra das cidades de Três Lagoas e Água Clara, entre hoje e amanhã, o projeto Arte no Canteiro. A expectativa é atingir cerca de 16 mil trabalhadores só em Mato Grosso do Sul, onde o projeto teve início em novembro.

Hoje (13), às 16h, a peça será encenada na Ceramia Guerra e Telheia Santa Lourdes, em Três Lagoas e amanhã (14), a apresentação será na Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, às 14h e às 16h.

Levando arte ao ambiente de trabalho e combinando humor, ação, criatividade e informação, estes operários receberão educação de modo leve e espontâneo.

Por um momento, equipamentos de proteção como luvas, botas, capacetes, além de tijolos, guincho, vergalhões e outros materiais presentes no dia a dia dos operários da construção civil deixarão de ser somente instrumentos de trabalho e proteção para se tornarem personagens de uma divertida e curiosa peça teatral.

A iniciativa se vale do teatro de objetos para difundir saúde e segurança no trabalho, evitar desperdícios de tempo e materiais e estimular a educação ambiental.

A iniciativa do Sesi se deu a partir da percepção e preocupação com o aumento do número de acidentes com trabalhadores, já que este número é proporcional ao crescimento do mercado da construção civil, que se encontra em um bom momento, o setor que mais emprega no País.

Os problemas de segurança encontrados diariamente nos canteiros são tratados na peça com um enfoque que, mesmo pautado em normas técnicas, privilegia uma abordagem mais humana e divertida dos conteúdos.

Também serão focadas questões como a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e o manuseio dos materiais dentro da obra. A ação busca motivar e instalar a mudança de comportamento e combater os principais problemas presentes nesta área de trabalho, focando a saúde do trabalhador da construção civil, o controle ao desperdício de materiais e a questão do cuidado com o meio ambiente.

Questões mais delicadas, como o alcoolismo, também serão abordadas nas encenações. Os espetáculos, com cerca de 30 minutos de duração, serão realizados no início de cada turno de obra.

Nos siga no Google Notícias