ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Quinze presos passarão a noite em cela com espaço para 4 e sindicato protesta

Esgoto de cela estourou e 10 internos foram levados para delegacia para que obras fossem feitas

Anahi Zurutuza | 02/07/2020 18:28
Delegacia de Aqquiduana, que recebeu presos (Foto: O Pantaneiro)
Delegacia de Aqquiduana, que recebeu presos (Foto: O Pantaneiro)

A pedido da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e com autorização do juiz Ronaldo Gonçalves Onofre, 10 presos foram levados dos Estabelecimento Penal de Aquidauana para Delegacia de Polícia da cidade. Sob protestos do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), eles passarão ao menos a noite de nesta quinta-feira (2) em espaço destinado a 4 detentos. Para a entidade que representa policiais civis, uma situação temerária do ponto de vista da saúde e da segurança.

Nessa quarta-feira (1º), a Agepen pediu autorização judicial par a transferir 20 presos provisoriamente para a delegacia “em função da necessidade urgente de manutenção no sistema de esgoto da cela 13”. A remoção foi autorização.

O Sinpol, porém, enviou ofício ao magistrado “informando a impossibilidade de receber os presos, considerando a lotação das celas e consequente risco à segurança”.

“A cela destinada aos presos homens já está esgotada a sua capacidade, com cinco presos custodiados e na cela feminina estão quatro detentas. A delegacia não dispõe de vaga para mais presos em razão de sua capacidade lotação, assim como por questões de segurança posto que apenas dois policiais plantonistas, que dividem a vigilância dos internos com o atendimento das ocorrências de notícia e providências relacionadas à apuração de crimes, fazem também a custódia de presos provisórios”, explica o Sinpol.

O Campo Grande News apurou que dos 20 solicitados, 10 foram levados para a delegacia. A Agepen explicou que amanhã (3) todos voltam para o presídio. A rede esgoto estourou na cela do presídio, mas os reparos foram feitos hoje mesmo.

Nos siga no Google Notícias