ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Resgatado de valeta onde passou 10 dias, sobrevivente diz que agora "tá de boa"

Homem foi agredido e jogado para morrer em área de matagal, mas foi resgatado com ferimentos na cabeça

Silvia Frias | 12/03/2021 10:52
Homem foi encontrado em matagal, em área de difícil acesso (Foto/Divulgação/PCMS)
Homem foi encontrado em matagal, em área de difícil acesso (Foto/Divulgação/PCMS)

Nem a mãe de Adriano, 40 anos, acreditou que o filho fosse encontrado com vida, após 10 dias desaparecido. Vítima de agressão, foi abandonado em área de mata, a cerca de 10 quilômetros da zona urbana de Caarapó, região sul do Estado. Ontem, policiais o resgataram de valeta de pouco mais de 2 metros de profundidade.

Quando perguntado pelos bombeiros como estava se sentido, a resposta dele foi "não, tô de boa irmão, tô de boa".

“A gente já estava indo embora quando nós escutamos uns gemidos”, lembra o chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Caarapó, o delegado Erasmo Bruno de Mello Cubas. A Polícia Civil passou a investigar o caso após a família do homem registrar boletim de desaparecimento. O nome completo da vítima não foi divulgado.

Ontem, dois suspeitos, de 31 e 26 anos, foram presos. Segundo o delegado, eles confessaram que teriam se envolvido em briga com Adriano. O motivo alegado é que a vítima teria furtado um deles. Adriano foi agredido a socos e pontapés e, posteriormente, jogado no porta-malas de veículo e levado para a área de matagal.

“Os caras acreditaram que ele não iria sobreviver”, contou o delegado. Os suspeitos foram levados até a área onde abandonaram Adriano, dez dias antes. Os policiais estavam em busca de corpo, mas se surpreenderam quando ouviram gemidos. “Nós começamos a chamar pelo nome dele, ele respondeu”.

Adriano foi encontrado em valeta, debilitado, magro e, inicialmente, parecia alucinado, segundo Cubas. “Ele não conseguia falar nada, sabia o nome dele”. O homem estava com grande ferimento na cabeça e os pés apodrecidos, mergulhados em poça de água. Inicialmente, segundo os autores, ele não teria sido jogado na vala e, por isso, acredita-se que ele tenha conseguido caminhar ou se arrastar, até cair no local.

Ele foi retirado da vala e os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros. O sargento Marcos Ferreira Gomes, que comandou a equipe de salvamento disse que ficou abismado quando viu que ele estava vivo. “Tinha tanta mosca em cima que parecia que tinha morrido”.

De acordo com o sargento, na cabeça, o ferimento tinha se transformado em miíase, infecção de pele causada pela presença de larvas e moscas, processo que também estava em início nos pés.

Na ambulância, Adriano começou a se comunicar com mais lucidez. “Perguntei se ele estava bem e ele respondeu ‘não irmão, tô de boa, tô de boa”.

O delegado diz que a única explicação plausível, até agora, para que ele tivesse sobrevivido é porque pode ter bebido água de chuva acumulada enquanto estava na valeta. Mas, a certeza virá somente depois que ele se recuperar. Outro fator que pode ter auxiliado, segundo avaliação do sargento Gomes, é a compleição física de Adriano, de aproximadamente 1,90.

Adriano foi levado para atendimento no Hospital São Mateus, consciente, orientado, com boas condições. A reportagem não conseguiu contato no hospital para saber o estado de saúde hoje.

Cubas disse que os ninguém acreditava que ele pudesse ser encontrado vivo depois de 10 dias desaparecido e ainda mais com a confissão dos suspeitos. “Fomos atrás de corpo e encontramos um ferido”, contou.

Os dois suspeitos também se surpreenderam. “Acho que ficaram alividados, passaram de homicídio qualificado com ocultação de cadáver para tentativa de homicídio”, explicou Cubas. A pena para o primeiro pode superar os 30 anos, enquanto que no segundo caso varia de 6 a 20 anos.

O delegado conta que o descrédito era compartilhado pela família da vítima. “A mãe já estava dando ele como morto; quando ela recebeu  informação, não acreditava e dizia ‘ah, tá, tá’”.

Os suspeitos estão detidos preventimento na Polícia Civil de Caarapó.

Nos siga no Google Notícias