ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Secretária de Educação é convocada pela Câmara após barrar vereadora

Ana Paula Benitez terá de fornecer explicações sobre confusão entre diretores e vereadora, no dia 7

Helio de Freitas, de Dourados | 14/06/2023 09:19
A secretária em reunião com vereadores, no dia 7; ela terá de voltar ao Legislativo (Foto: Francielle Grott)
A secretária em reunião com vereadores, no dia 7; ela terá de voltar ao Legislativo (Foto: Francielle Grott)

A secretária municipal de Educação de Dourados, Ana Paula Benitez Fernandes, terá de fornecer explicações oficiais ao Poder Legislativo após a vereadora Tania Cristina (PP) ter sido impedida de entrar na sala de robótica de escola da Rede Municipal de Ensino. O fato ocorreu no dia 7 deste mês na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, região sul da cidade.

Na sessão desta semana, requerimento propondo a convocação de Ana Paula foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima.

Há uma semana, a secretária de Educação já havia sido convocada pela Câmara para fornecer informações sobre o projeto de robótica nas escolas municipais de Dourados. Os kits do projeto e serviços de capacitação dos servidores custaram R$ 8,7 milhões ao município.

A fornecedora foi a empresa Megalic Ltda., de Alagoas, alvo da Operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal. Entretanto, o contrato com o município de Dourados não faz parte da investigação. A licitação chegou a ser apurada por uma CPI da Câmara no ano passado, mas o caso foi arquivado sem apontar irregularidades.

Durante a audiência do dia 7, Ana Paula Benitez falou por quatro horas aos vereadores sobre a instalação das salas de robótica em Dourados. Após a reunião, a vereadora Tania Cristina foi até algumas escolas, para conferir as informações, mas teria sido impedida pelo diretor e pela diretora-adjunta da Escola Loide Bonfim Andrade de entrar na sala de robótica.

Além de convocar a secretária, o requerimento aprovado segunda-feira (12) pergunta por qual motivo a vereadora Tânia Cristina foi impedida pela direção da Escola Loide Bonfim Andrade de visitar a sala de robótica.

“Destempero” – Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, ainda no dia 7, a Prefeitura de Dourados garantiu que as escolas estão à disposição de todos os vereadores e também da população e criticou a atitude de Tania Cristina.

“O que não se pode tolerar é que, por questões políticas, parlamentares esqueçam a ética e o respeito e atuem apresentando comportamento destemperado e agressivo. Na escola Loide Bonfim, por exemplo, a vereadora em questão agiu com truculência e falta de respeito aos profissionais da educação. Forçou a entrada em horário de saída dos alunos e tumultuou o andamento das atividades”, afirmou a assessoria de Alan Guedes.

Sobre o projeto de robótica, a prefeitura afirmou se tratar de “programa sério” que está em funcionamento, já com boa parte das salas prontas e mobiliadas. “Os professores foram e estão sendo capacitados frequentemente, desde o ano passado, para inovar o ensino com os estudantes”. A data do novo depoimento de Ana Paula Benitez aos vereadores ainda não foi definida.

Nos siga no Google Notícias