ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Sem salário há 19 dias, servidores decidem amanhã sobre greve

Fernanda Yafusso | 25/09/2016 21:33

Servidores municipais de Aquidauana, município distante 135 km de Campo Grande, se reúnem amanhã para decidir se entram em greve geral na próxima semana. Com o salário escalonado pela prefeitura, eles pedem o pagamento imediato dos valores referentes a agosto.

O atraso e escalonamento salarial é um problema que se estende há meses, porém a situação tem se agravado há 19 dias, segundo uma servidora que pediu para não ter sua identidade revelada, com medo de retaliações.

Segundo ela, o Sinprecam (Sindicato dos Servidores da Prefeitura e Câmara de Aquidauana) realizou uma assembleia no dia 16 de setembro para exigir o cumprimento da deliberação da Lei nº 2297/2013. O pedido é para que seja realizada a reposição salarial, atrasada desde janeiro deste ano, mês inclusive que deveria ter sido implantado o reajuste de 11,36% ais vencimentos.

Na segunda-feira (26) às 17 horas será realizada uma assembleia para deliberar uma greve dos servidores do município, pois até o momento alguns efetivos não receberam o pagamento. "Se não tivermos uma resposta do prefeito na segunda, iremos entrar em greve", afirma a servidora.

Em ofício enviado pelo Sinprecam em 23 de setembro ao prefeito de Aquidauana, os servidores afirmam que o atraso salarial tem originado diversos problemas aos servidores, como por exemplo trabalhadores passando fome junto com sua família, desmotivação para compararecer ao local de trabalho, e o fornecimento de água e luz interrompidos por falta de pagamento.

Servidores informaram também ao MP (Ministério Público) sobre a situação do atraso salarial. "Aldeias estão sem aula pois os veículos estão sem combustível para levar os professores até o local para trabalhar. Internet no posto de saúde e máquina de xerox estão sem uso por falta de pagamento por parte da prefeitura. Após as manifestações estamos sendo perseguidos e existem inclusive cortes na folha de ponto", desabafa a servidora que pediu para não
ter a identidade revelada.

Em documento protocolado e enviado ao MP pelos servidores, os gestores alegam que a arrecadação dos recursos estão diminuindo a cada mês, devido a crise econômica no país.

Porém, no documento enviado ao MP, os servidores alegam que os repasses do ICMS para o município de Aquidauana durante o primeiro semestre de 2016, segundo o Portal da Transparência, chega a R$ 31 milhões.

De acordo com o funcionário da saúde, que também pediu para não ter a identidade revelada, a prefeitura não chegou de realizar o pagamento de 50% dos funcionários. "Apenas alguns servidores do município da saúde e os efetivos e contratados da gerência de Obras receberam. Já os demais efetivos, contratados e comissionados ainda não receberam os salários de agosto".

Ainda de acordo com o servidor da saúde, o prefeito informou que a categoria precisa esperar até o final das eleições para que seja oferecida uma resposta por parte do município.

Professores - Além disso, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Aquidauana) também indicou greve geral caso não haja pagamento no 5º dia últil dos salários dos professores, no dia seguinte a categoria irá paralisar as atividades no município.

Nos siga no Google Notícias