ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Sem voo na madrugada, aeroporto espera verba federal para ampliação

Ministério da Aviação Civil informou falta apenas a licença ambiental para iniciar a licitação da reforma do aeroporto de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 19/03/2015 09:19
As duas companhias que operam na cidade vão suspender os voos da madrugada durante o inverno (Foto: A. Frota/Divulgação)
As duas companhias que operam na cidade vão suspender os voos da madrugada durante o inverno (Foto: A. Frota/Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo sem os voos da madrugada durante o inverno, o município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, aguarda o início das obras de ampliação do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira que serão feitas através do programa de investimento em logística, do governo federal. Pelo menos R$ 36 milhões serão investidos e nesta semana o Ministério da Aviação Civil informou que falta apenas a licença ambiental para a abertura de licitação.

De maio a agosto, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul ficará sem ligação aérea durante a madrugada por causa do intenso nevoeiro comum no inverno. Como a operação por instrumentos é limitada, o problema só terá uma solução definitiva quando o aeroporto for ampliado e passar a operar em outra categoria homologada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

As duas companhias áreas que operam em Dourados – Azul e Passaredo – vão suspender os voos da madrugada. A partir de segunda-feira, dia 23, o voo da Passaredo, que sai de Guarulhos (SP) às 22h05 e chega em Dourados à 0h20 e depois decola de Dourados às 3h e chega na cidade paulista às 7h30 deixará de operar. O Campo Grande News apurou que no mesmo dia a empresa começa a operar o voo com chegada às 11h35 no aeroporto douradense e decolagem às 11h55 para Guarulhos, de segunda a sábado, com escala em Cascavel (PR).

Já a Azul, que durante a semana tem cinco voos para Campinas – dois deles diariamente de segunda a sexta – informou que deixará de operar de 10 de maio a 29 de agosto o voo que decola às 4h da madrugada. Com isso, a companhia ficará apenas com o voo das 14h03 de segunda a sexta e com o voo das 18h35 na segunda, terça, quinta e sexta. Os dois voos de domingo, com saída de Dourados às 9h45 e 14h45 estão mantidos. A suspensão do voo da Azul é temporária, mas na Passaredo é definitiva.

Técnicos informaram ao Campo Grande News que atualmente o aeroporto de Dourados só pode operar por instrumento nos voos de aeronaves inferiores ao tamanho do ATR 72, que é usado por Azul e Passaredo. Esse porte de aeronave só pode operar em condições visuais, já que o aeroporto ainda não está homologado pela Anac como “categoria 2”.

Esses técnicos informaram, no entanto, que o nevoeiro é tão intenso durante o inverno na cidade que os voos poderiam ser cancelados mesmo com operação por instrumentos. “Aeroportos maiores, com instrumentos melhores, também costumam fechar nessa época do ano”, afirmou um técnico.

Falta o Rima – De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, na semana passada o ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha apresentou à Câmara dos Deputados o andamento do Programa de Investimento em Logística e informou que 55 dos 270 aeroportos regionais selecionados já estão com projetos aprovados. Um deles é o de Dourados.

O ministro disse aos deputados que as licitações das obras desses aeródromos serão lançadas em breve, já que faltam apenas as licenças ambientais. Em Dourados, o Eia/Rima (Estudo de impacto ambiental/Relatório de impacto ambiental) é feito por uma empresa contratada pelo governo federal. O relatório está em fase de conclusão, segundo a prefeitura.

Investimento – O programa do governo federal prevê investimento de R$ 36,8 milhões do Fnac (Fundo Nacional da Aviação Civil) no aeroporto de Dourados. Conforme o projeto aprovado, a pista passará dos 1.950 x 30 metros para 2.125 x 45 metros. O estacionamento de aeronaves passará dos atuais 9 mil metros quadrados para 16.880 m², com 6 posições para embarque e desembarque simultâneos.

Já o terminal de passageiros, que enfrenta superlotação nos horários de maior movimento, passará de 971 m² para 1.210 m². Serão construídos ainda um novo acesso à pista, áreas de segurança nas cabeceiras – que não existe – e um novo SCI (Serviço de Combate a Incêndio). O Campo Grande News apurou que o atual serviço de combate a incêndio fica muito próximo da pista, o que impede a homologação do aeroporto para operação de aviões de maior porte.

De acordo com a prefeitura, após a ampliação o aeroporto passará a operar 100% por instrumentos e poderá receber aeronaves de até 162 passageiros.

Nos siga no Google Notícias