ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Eletrosul comunicou Casa Civil sobre situação em Água Clara

Paulo Fernandes | 24/03/2011 23:59

Trabalhadores foram levados para outras cidades; 80 foram presos.

A Eletrosul divulgou uma nota à imprensa informando as providências que tomou diante dos protestos na Usina São Domingos, no Rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

A empresa diz que o incêndio nos seis pavilhões usados para alojamento dos 1.000 trabalhadores foi provocado por um grupo isolado de trabalhadores contratados pelo consórcio São Domingos, composto pelas empresas Engevix e Galvão.

Esse grupo também ateou fogo no centro ecumênico, refeitório, guarita e no centro de inclusão digital implantado para que pudessem manter contato gratuito com as famílias.

Trabalhadores disseram ao Campo Grande News que não receberam o salário e, ao pedir demissão, tiveram o acerto negado e a Carteira de Trabalho retida.

A Eletrosul informou que “imediatamente” ao ser informada do incêndio solicitou informações ao consórcio responsável pela obra e também o apoio da Secretaria de Estado de Segurança. Um grupo do Batalhão de Choque da Polícia Militar foi ao local do tumulto e deteve cerca de 80 pessoas supostamente envolvidas no episódio. A situação foi controlada. O Corpo de Bombeiros também foi ao local e pôs fim ao incêndio.

No início da noite de hoje, ainda conforme o documento, foram providenciados comida e transporte para os cerca de 700 trabalhadores que continuam na obra - distante a cerca de 60 quilômetros da cidade de Água Clara.

O Governo do Estado também foi acionado para providenciar escolta policial e reforçar a segurança nas cidades para as quais os trabalhadores serão transportados. Além disso, o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Justiça, Polícia Federal o Gabinete de Segurança Institucional e a Casa Civil da Presidência da República foram informados dos acontecimentos.

A Usina Hidrelétrica São Domingos é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O início de operação está prevista para março de 2012, com capacidade para atender a mais de meio milhão de habitantes.

O documento não informa para onde os funcionários foram levados. A empresa também não fala sobre o pagamento dos salários e a suposta retenção da Carteira de Trabalho.

Nos siga no Google Notícias