ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Empresa não paga salário e mantém funcionários “presos” em Água Clara

Jorge Almoas | 21/03/2011 17:35

Trabalhadores de uma empresa que faz parte do consórcio para construção da Usina São Domingos em Água Clara denunciam que não receberam o salário e, ao pedir demissão, tiveram o acerto negado e a Carteira de Trabalho retida pelo empregador. Dessa maneira, não conseguem ir embora do município, distante 198 quilômetros de Campo Grande.

Um dos encarregados contratados, que pediu para ter o nome preservado, veio do Paraná para trabalhar na construção da barragem e aponta os problemas. “Eles estão pagando muito abaixo do mercado e ainda não pagam em dia”, denuncia.

Há trabalhadores de vários Estados do Brasil, como Piauí, Pernambuco e Maranhão. Todos vieram com a promessa de bom salário e condições. Mas se depararam com o descaso do empregador.

O funcionário conta que trabalhou por 38 dias e não recebeu o salário. Ele e outros 50 trabalhadores perceberam a situação de difícil diálogo com a empresa e ao pedir demissão, foram ameaçados.

“Se a gente chega lá e pede demissão, eles dizem que precisam de dez dias para realizar o acerto. Mas eu pedi no dia 9 e até sexta-feira me enrolaram. Hoje, quando voltei lá, me ameaçaram, dizendo que se voltar vão chamar a polícia”, descreve o encarregado.

Segundo ele, a empresa mantém alguns funcionários em um hotel da cidade. Obrigados a comer em um restaurante designado pelo empregador, os trabalhadores se deparam com a péssima qualidade do alimento. “Já serviram macarrão e feijão azedo. Mas, não podemos reclamar. Sem dinheiro, vamos comer e dormir aonde”, lamenta.

Outros funcionários foram colocados em um alojamento. “É um muquifo. Um deles até foi picado por aranha”, descreveu. Há denúncias de que outros trabalhadores estão dormindo na rua por falta de assistência da empresa.

O Campo Grande News tentou contato com a empresa, mas o funcionário que atendeu a ligação disse que o expediente havia terminado.

Nos siga no Google Notícias